Geral

O Carnaval fixa a data da Páscoa ou a Páscoa fixa a data do Carnaval?

Uma indagação bastante comum é se o carnaval determina a data da Páscoa ou, ao contrário, é a festa que celebra a nova aliança de Deus com os homens , a festa maior da cristandade, que fixa a data da festa pagã.

Importante salientar que a Páscoa cristã, que é aquela que celebramos, não é a mesma referida na Bíblia. A festa da Páscoa que consta nas Escrituras era uma festa nacional dos judeus quando recordavam a história de sua libertação no Egito e a aliança firmada com Deus no Monte Sinai(Ex 11,4s e 12,6) . Comiam um cordeiro escolhido entre os melhores do rebanho, ervas e pão ázimo (o que se chama no Brasil de “pão árabe”). A celebração era realizada à noite. Até hoje a páscoa judaica (Pessach) é celebrada 163 dias antes do início do ano  judaico. A data não coincide coma da páscoa cristã. Jesus Cristo celebrou a páscoa judaica. Foi nesse período que instituiu a Eucaristia. 

A data da  páscoa cristã foi fixada pelo Concílio de Nicéia (325 d.C.) convocado pelo imperador Contantino. O Concílio decidiu que a páscoa cristã deveria ser comemorada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério Norte.

Mas o que seria equinócio da primavera? Ele ocorre em setembro no hemisfério sul e em março no hemisfério norte e se caracteriza pelo número de horas de sol exatamente igual ao número de horas de escuridão durante o dia. No hemisfério sul, a Páscoa ocorre no equinócio de outono, estação inversa à da primavera no Norte do planeta.

Fica então a pergunta: se a Igreja fixou a data do Carnaval, ele seria uma festa católica? Não. É que o carnaval já existia então e era chamado de februalia, uma festa pagã realizada em fevereiro. Como a Igreja estabelecera no Sínodo de Benevento(1091), que os cristãos deveriam jejuar de carne durante os 40 dias antes da Páscoa, a exemplo de Jesus, que jejuou por 40 dias no deserto. Foi então instituida a Quaresma, que terminaria na páscoa e iniciaria na quarta-feira de cinzas, quando os cristãos seriam marcados com cinzas na texta, em referência ao compromisso de conversão. A quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes do domingo de Páscoa.

 Hoje este período de jejum é solicitado apenas  na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa.

Então, como os cristãos iam passar quarenta dias em abstinência de carne, a festa pagã passou a chamar-se carnaval, derivado de “carne vale”. A extensão interpretaiva da palavra foi a mais ampla possível.

Então é isso. A Páscoa marca a data do Carnaval e a primeira  lua cheia da primavera no hemisfério norte marca a data da Páscoa.Esta ano, como sabemos a Páscoa ocorrerá no dia 23 de março. O período pascal continua com a Ascensão do Senhor, em uma quinta-feira, quarenta dias após o domingo de Páscoa e encerra com  a festa de Pentescostes , dez dias após. Então, Pentecostes, como etimologicamente pode-se constatar, é celebrado cinquenta dias após a Páscoa.

O Carnaval somente é carnaval quando ocorre 47 dias antes da Páscoa. Se alterada a data, a festa poderá ser chamada de qualquer coisa menos  de carnaval, tendo em vista a sua filiação ancestral com as tradições cristãs. Lembramos disto porque temos notícia de certas iniciativas por parte de alguns legisladores no sentido de alterar a forma de fixação da data do Carnaval, tornando-a uma festa de dia fixo. Será que, para satisfazer interesses de alguns, toda uma tradição e todo o simbolismo subjacente a ela deverão ser alterados? Impressionante a necessidade atual de romper com todas as tradições e costumes. O alcance dessas iniciativas pode ser muito maior do que aquele que é expressamente admitido. O carnaval, se invadir o período da quaresma, será também um desrespeito à história da cultura brasileira, que inclui, como a cultura popular de qualquer país, as celebrações ligadas à religião – por mais que isto soe desagradável a alguns adeptos de outros cultos.

 

Tópico relacionado:

http://perspectivabr.wordpress.com/2008/02/06/quarta-feira-de-cinzas-quaresma/

Sobre Yassmine Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol nasceu em Porto Alegre em 30 de maio de 1984. Graduada em Direito em 2011 pela Uniritter. Pós graduada em Direito do Consumidor pela Ufrgs (2014). Cursou Artes Visuais na Ufrgs.Atualmente cursa Pós Graduação em Direito Processual Civil na Uniritter.

Discussão

5 comentários sobre “O Carnaval fixa a data da Páscoa ou a Páscoa fixa a data do Carnaval?

  1. eu achei muito bom esse texto achei tambem muito interessante

    Publicado por rayane | 27 de fevereiro de 2008, 17:10
  2. Parabens pelo blog!
    Estou enviando esse site pois acredito ser muito pertinente com o assunto
    trioeletrico.net.br

    Publicado por trio eletrico | 13 de novembro de 2009, 16:17
  3. Parabéns! Foi muito esclarecedor o seu artigo.

    Publicado por Sr. Joda | 14 de janeiro de 2010, 16:54
  4. Gostei muito! Parabéns!

    Publicado por Marcos Biancardi | 22 de março de 2010, 13:46
  5. Texto muito bem escrito.
    Parabens

    Publicado por Fernando | 10 de fevereiro de 2013, 19:56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Visualizações

  • 1,810,889 visitas

Nossos parceiros

Mais recentes

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: