Anúncios
Música

55 anos de Joe Strummer

strummer2.jpg 

Nesse último dia 21, Joe Strummer completaria 55 anos. Morreu em 2002, com 50;  acabou com seu grupo, The Clash, em 1986, aos 34; e começou no mundo do rock em 1975, aos 23, com a banda de boteco The 101ers. No total, 27 anos de dedicação à música – 27 anos de uma evolução raríssima num meio que cada vez mais incentiva a auto-repetição e a auto-caricatura para não desapontar os fãs, desejosos de que tudo continue do mesmo jeito que começou. Segundo esse princípio, Joe Strummer fez tudo errado: partiu do rock cinquentista dos 101ers, passou pelo punk vigoroso dos dois primeiros discos do Clash, pela mistura de ritmos de London Calling, Sandinista e Combat Rock, conheceu o ocaso, o ostracismo e, por fim, o retorno com uma bela carreira solo onde prestou tributo à música popular universal, da sua Inglaterra natal às Antilhas, dedilhando seu violão nas rodas musicais de todos os povos do mundo. Pois fez tudo errado e, fazendo tudo errado, tornou-se popularíssimo, atingindo o topo justamente ao abandonar a ortodoxia ideológica do punk rock, no início dos anos 80, quando o Clash lotava arenas e estádios e brilhava no concorridíssimo Top 40 da Billboard com canções de estilo inclassificável como Rock the Casbah, London Calling, Train In Vain e Rudie Can´t Fail.

  

Mas Joe Strummer nunca foi camaleão, porque nunca precisou mudar a si mesmo: buscar a novo era parte de sua essência, como costuma acontecer com os grandes artistas de verdade.

E agora, finalmente, veio a homenagem. The Future is Unwritten,documentário dirigido pelo britânico Julien Temple, especialista no movimento punk da Inglaterra, conta um pouco – porque um filme só não é suficiente – da história de Strummer. O filme já foi lançado no Reino Unido e, como sempre, ainda não tem previsão de estrear no Brasil. O trailer está aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=xg3md__8IaQ

  

E aqui vai uma entrevista com Temple, muito interessante:

 

http://noticias.terra.com.br/mundo/jornais/interna/0,,OI1714137-EI8253,00.html

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: