Anúncios
Ciências Humanas, Literatura, Mundo pop

A Última Transmissão

a_ultima_transmissao.jpg

Hoje em dia é fácil levar o rock´n roll a sério. Vários artistas já foram receberam o título de “voz de sua geração”, roqueiros já entraram no panteão dos poetas e há teses de doutorado sobre Raul Seixas e Renato Russo nas melhores universidades. Apesar dos argumentos dos defensores da alta cultura contra a presença indesejável da música popular – argumentos às vezes muito oportunos – a verdade é que o impacto do rock deixou uma marca definitiva. Mesmo na casa de um amante da poesia tradicional não seria estranho encontrar, hoje em dia, um disco de Bob Dylan ao lado das obras completas de T.S. Eliot.

Isso tudo hoje; quando o crítico musical Greil Marcus começou a escrever, há quarenta anos, rock era música efêmera e de mau gosto, e situa-lo no quadro geral da cultura só podia ser insolência de jovens ignorantes, como Marcus e seus leitores na revista “Rolling Stone”. E o próprio Marcus, segundo ele mesmo, foi várias vezes acusado disso.

Nada mais longe da verdade, como mostra A Última Transmissão (Conrad Editora, 160 páginas), primeira obra de Marcus a ser lançada no Brasil. São textos publicados na Rolling Stone entre os anos 60 e 80 que cobrem a explosão do rock como música de protesto, no fim dos anos 60, passam pelos últimos dias de Elvis Presley e  chegam ao punk rock dos anos 70 e 80. Ali fica claro que as críticas dirigidas a Marcus não passavam de preconceito. Cientista político de formação, procurava sempre entender o rock não como mera diversão de jovens, mas como verdadeiro fenômeno social e cultural, estabelecendo relações aparentemente inusitadas, como entre Bruce Springsteen e Lênin e London Calling, clássico do The Clash, com a política britânica dos anos 80.

Onde encontrar:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=4608&tipo=2&isbn=8576161389

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,312,449 visitas
%d blogueiros gostam disto: