Anúncios
Literatura

Gênio russo

90aed930d0.jpg

O ano é 1852. O então jovem escritor russo Leon Vassilievitch Tolstoi alista-se no exército para combater rebeldes muçulmanos na região do Cáucaso, no sul do Império Russo. Nada de muito difícil para os batalhões do czar: trata-se de um bando de desordeiros sem muita importância. Ao chegar ao local do conflito, o exército é informado que o grupo rebelde está quase dissolvido. Quase. Restou um homem que vem comandando a luta, sozinho, há meses, escondido nas montanhas. O nome desse guerreiro misterioso, popularíssimo – todos os habitantes da região o ajudam – e muito perigoso é Khadji Murat.

Não se sabe se Tolstoi chegou a vê-lo ao vivo. O fato é que a figura mítica de Murat atiçou a imaginação do autor de Guerra e Paz, um notório apaixonado pelo tema da liberdade humana. O resultado foi o romance Khadji Murat (Editora Pensamento-Cultrix, 144 páginas, tradução de Boris Schnaiderman). Tolstoi reescreveu-o diversas vezes e deixou o manuscrito no fundo da gaveta, sem publicá-lo. Quando de sua morte, em 1910, o material foi encontrado e, dois anos depois, publicado. E com muito sucesso: ainda que no Brasil Khadji Murat não figure entre os títulos mais famosos de Tolstoi, na Europa e na própria Rússia é considerado uma obra-prima, a ponto de Harold Bloom agracia-la com um capítulo no seu “Cânone Ocidental. É apenas uma das inúmeras credenciais deste grande livro , que agora ganha uma nova edição em português.

Onde encontrar:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=4608&tipo=2&isbn=8437614988

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,305,489 visitas
%d blogueiros gostam disto: