Anúncios
Ciências Humanas

O marxismo de Hobsbawm

ml07_sugarsackswindia.jpg

É possível ser marxista depois de Stalin, Mao Tse Tung e Pol Pot? Há várias respostas, tantas quantas há para outra pergunta: “o que é o marxismo?”. Se marxista quer dizer defensor de governos autoritários, autocratas assassinos, sovietes e Ladas, não resta dúvida: ser marxista é cegueira, ignorância ou estupidez e ponto final. Porém, se por marxismo entendemos um método de interpretação histórica, então o debate continua aberto e podemos dizer que há, sim, intelectuais marxistas dignos de nosso respeito. É o caso de Eric Hobsbawn.

hobsbawn.jpg

Da Revolução Industral Inglesa  ao Imperialismo (Editora Forense Universitária, 328 páginas, R$ 31,50) é um livro bem marxista. Por quê? Primeiro, porque trata de uma época e um país caríssimos à trupe vermelha: a Inglaterra entre 1750 e 1950. Foi o tempo do smog, das indústrias movidas a carvão, do Império onde o sol nunca se punha e, principalmente, a época da formação da classe operária como hoje a conhecemos e das primeiras organizações socialistas. Foi a época que motivou Karl Marx a escrever O Capital e a lançar as bases científicas do socialismo. E é justamente sobre essas bases que se assenta o livro de Hobsbawn, que muito bem demonstra uma verdade fundamental:  a interpretação sócio-econômica dos fatos históricos, que Marx postula e Hobsbawn aplica, não explica toda a história, mas é um auxiliar poderoso.

Onde encontrar:

www.forenseuniversitaria.com.br
Fone: (11) 3104-2005

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Karl Marx chega às telas | PERSPECTIVA ONLINE - 26 de dezembro de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,305,489 visitas
%d blogueiros gostam disto: