Anúncios
Esportes

O enigma Gonzalo Sorondo

Os fãs de futebol europeu certamente ficaram impressionados com a escalação do Defensor Sporting antes do confronto com o Grêmio, pelas quartas de final da última Libertadores. Depois de passar por um goleiro e um lateral-direito  desconhecidos, o locutor pronunciou o nome ribombante de Gonzalo Sorondo como titular da zaga central. Quem acompanha o futebol italiano deve ter se perguntado: “é aquele Sorondo?”. Sim, o Sorondo em questão é o mesmo que jogou três temporadas ao lado de Materazzi na Inter de Milão e participou de 27 partidas pela seleção uruguaia – incluindo aí a Copa de 2002, a última disputada pela Celeste. A todo momento, o locutor falava da fragilidade atual do Uruguai, do êxodo de jogadores – mil vezes pior do que o nosso -, da pobreza dos clubes, da incompetência dos cartolas, tudo isso enquanto  Sorondo afastava TODAS as jogadas de ataque do Grêmio e garantia o 2 x 0 para o aguerrido time uruguaio. Além disso, marcou um gol, foi o melhor em campo e há quem diga que o Grêmio só se classificou naquela disputa porque ele não jogou a partida de volta,no Olímpico. Com um jogador desse nível em campo, – e com apenas 27 anos – ficou difícil acreditar que o futebol do país vizinho estivesse assim tão mal.

Não passou de impressão, infelizmente. O futebol da gloriosa República Oriental do Uruguai continua pobre e a situação não dá mostras de que vá melhorar tão cedo. A presença de Sorondo no Defensor é um raro momento de grandeza de um futebol que não pára de cair, motivado não pelo poderio do Defensor, mas sim por algumas particularidades que cercaram a carreira desse grande jogador.

Sorondo surgiu para o futebol em 1999, jogando pelo próprio Defensor. Destacou-se no Mundial sub-20 disputado naquele ano e logo se transferiu, aos 22 anos, para a milionária Inter de Milão. Titular da zaga, jogou na Copa de 2002 desde as eliminatórias  – foi titular quando o Uruguai venceu o Brasil por 1 x 0, em Montevidéu, anulando Romário -,  e na Copa América de 2001. Aos 24 anos já tinha mais de vinte participações pela Celeste – quatro delas como capitão – , era titular de uma das maiores equipes do mundo e apelidado de “Il nuovo Montero” pelos fanáticos tiffosi da Inter, em referência ao lendário zagueirão uruguaio. Sorondo estava destinado a ser um dos grandes do futebol mundial em sua posição, algo como um Cannavarro, um Ferdinand ou um Walter Samuel – ou Materazzi, seu companheiro de zaga na Inter.

A essa altura o leitor deve estar se perguntando : “Como é que esse cara parou num time de segunda linha do Uruguai, meu Deus”? Bem, como disse Nelson Rodrigues, o subdesenvolvimento não se improvisa, é tarefa de gerações. O mesmo se pode dizer da decadência: ela não acontece de repente. É preciso fazer as coisas aos poucos, bem feitas, para chegar ao fundo do poço com segurança de que não se vai subir de novo. E Sorondo fez tudo bem direitinho. Primeiro, sucessivas lesões o colocaram na reserva da Inter. Sub-aproveitado, acabou se transferindo para o Liége, da Bélgica, a fim de se recuperar. Estava indo bem e até voltou a ser convocado para a seleção uruguaia. E foi ali, defendendo o seu país, que a derrocada começou de verdade.

Numa noite gelada de junho de 2004 o Uruguai jogava contra o Peru pelas Eliminátórias da copa de 2006. Em má situação na tabela, os uruguaios precisavam vencer a qualquer custo para tentarem evitar o confronto com a Austrália na repescagem. O jogo era no Centenário, e o Uruguai, com a presença das estrelas Diego Forlán, Álvaro Recoba e o próprio Sorondo, era franco favorito. Só que o Peru, treinado por Paulo Autuori, estava bem armado e disposto a segurar o poderio ofensivo dos uruguaios com muita marcação e saídas rápidas no contra-ataque. E deu certo: logo aos 20 minutos, em dois contragolpes rápidos, os peruanos já venciam por 2 x 0. E quase fizeram 3 x 0 logo depois. Foi quando Sorondo, diante da desgraça iminente e da humilhação em frente a 70 mil compatriotas enfurecidos com o desempenho da seleção, perdeu a cabeça de vez: fez uma falta violenta no atacante Pizarro e, como se não bastasse, deu-lhe um cuspe na cara. Foi imediatamente expulso. O Uruguai logo tomou o terceiro gol e perdeu o jogo por 3 x 1. Mais tarde seria eliminado pela Austrália nos pênaltis e ficaria fora, mais uma vez, da Copa do Mundo. E Sorondo foi o bode expiatório perfeito. Mesmo com seu bom histórico disciplinar e sua personalidade calma, tranquila e até tímida, do dia para a noite virou sinônimo de zagueiro bruto e desequilibrado para momentos difíceis. As convocações passaram então a rarear e a própria Inter de Milão, desconfiada, quis se desfazer do jogador. Sorondo passou então a perambular por equipes européias de segunda linha, amargou a reserva, o ostracismo e, por fim, quando já não atuava sequer pelo minúsculo Charlton Athletic, da Inglaterra, o Defensor Sporting  surgiu com uma proposta para repatriá-lo e disputar a Libertadores de 2007, a segunda em toda a história do pequeno time uruguaio. Sem ter para onde ir, aceitou, foi muito bem e ajudou a levar a equipe até as quartas de final da competição, melhor colocação de um clube uruguaio em muito tempo.

Contratado agora pelo Internacional, Sorondo tem a chance de mostrar novamente as virtudes que o colocaram no topo do futebol mundial: o jogo aéreo perfeito, a segurança na saída de bola, o posicionamento e o espírito de liderança, na melhor tradição defensiva charrua tão apreciada por estes pampas onde brilharam Hugo de León e Attilio Ancheta. Gonzalo Amaro Sorondo terá a chance de colocar seu nome ao lado destes grandes zagueiros gremistas, torcendo para que a Balança da Fortuna, que já lhe deu glórias e pregou pegas, volte a ficar a seu lado.  E o Internacional, aproveitando-se da sorte e dos azares da vida de Sorondo, terá um jogador de altíssimo nível em seu elenco.

Anúncios

Discussão

18 comentários sobre “O enigma Gonzalo Sorondo

  1. gooool do boca!!!!!!!

    Curtir

    Publicado por colorado | 2 de outubro de 2007, 02:26
  2. GOOOOOOOOOLL DO BOCA

    Curtir

    Publicado por Riquelme | 2 de outubro de 2007, 02:44
  3. Pague o aluguel

    Curtir

    Publicado por Seu Barriga | 2 de outubro de 2007, 02:45
  4. .:…::..:…:::.:

    Curtir

    Publicado por Steve Wonder | 2 de outubro de 2007, 02:45
  5. “Gonzalo Amaro Sorondo terá a chance de colocar seu nome ao lado destes grandes zagueiros gremistas”

    Negativo…ele escreverá seu nome ao lado de Gamarra e Figueroa!!!

    Curtir

    Publicado por Ulisses | 2 de outubro de 2007, 02:56
  6. Com certeza ele sera titular no time colorado multi-campeão de 2008

    Curtir

    Publicado por Mutley | 2 de outubro de 2007, 03:13
  7. VEIO PARA O CAMPEÃO DO MUNDO!!!

    BOTOU DOIS ZAGUEIROS DE SEGUNDA PARA COMPARAR…
    FALA EM FIGUEROA E GAMARRA Q TU VAI BEM…

    FIGUEROA MELHOR ZAGUEIRO DO MUNDO POR MUITO TEMPO!!!

    …É OUTRO NÍVEL!

    Curtir

    Publicado por RAFAEL | 2 de outubro de 2007, 18:54
  8. COMO É QUE SE ESQUECERAM DE FIGUEIROA???????????

    O MELHOR ZAGUEIRO DE TODOS OS TEMPOS QUE JA JOGOU NO RS!!!!!!!!!

    Curtir

    Publicado por JORGE | 2 de outubro de 2007, 21:24
  9. A relação estabelecida no texto entre Sorondo , Ancheta e Hugo de Leon deve-se ao fato dos três serem uruguaios e terem se destacado como zagueiros no RS.

    Curtir

    Publicado por Lord C | 2 de outubro de 2007, 21:51
  10. Figueroa foi o maior zagueiro do futebol brasileiro

    Curtir

    Publicado por gI | 2 de outubro de 2007, 22:14
  11. parabéns pelo texto celso, só esqueceste do Oscar Aguirregaray, bi-vice campeão brasileiro pelo Inter
    abraços

    Curtir

    Publicado por gustavo | 3 de outubro de 2007, 12:16
  12. Grêmio non ecziste

    *O Comentário acima foi moderado por conter ofensas

    Curtir

    Publicado por Padre Quevedo | 22 de outubro de 2007, 17:01
  13. pra mim o melhor zagueiro que vi jogar chama – se Mauro Galvão

    Curtir

    Publicado por roberto | 25 de outubro de 2007, 06:25
  14. “Lord C” ostede és un “fanfarrón”!

    Curtir

    Publicado por Sorondo | 5 de novembro de 2007, 15:11
  15. SORONDO A MURALHA COLORADA!!!!

    Curtir

    Publicado por Lucas L4 | 19 de novembro de 2007, 14:04
  16. Hasta la vista, Grêmio.

    Curtir

    Publicado por Arnold Shazwazenehgger | 18 de janeiro de 2008, 20:41
  17. Uma pena que o Sorondo se lesionou. Espero que volte logo e que possa jogar várias partidas pela Copa do Brasil e Brasileirão. O Inter precisa da experiência dele na zaga.

    Curtir

    Publicado por Gastão Muri | 26 de fevereiro de 2008, 22:18
  18. Mais um chinelinho colorado, Cobaia do Dm etc…

    É uma piada esse regionaluashuhsa

    Curtir

    Publicado por Laçador | 15 de julho de 2008, 06:38

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,784 visitas
%d blogueiros gostam disto: