Anúncios
Cinema

“O Mágico de Oz” – “The wizard of Oz”

 

oztitle.jpg

As lembranças mais remotas que guardo da infância aparecem como flashes na memória, como se o momento lembrado fosse um sonho, algo que acontecera com alguém muito parecido comigo. Essa sensação é fruto das mudanças que passamos e que fazem, gradativamente, com que nos distanciemos da criança que fomos um dia. Talvez por essa razão assistir a “O Mágico de Oz” seja tão reconfortante. O filme (datado de 1939 e assistido por mim de maneira amiúde durante a infância) une, em sua 1h30min de duração, o necessário para marcar a vida de crianças de todas as épocas: magia, diversão, encantamento, personagens carismáticos e uma história bela e cativante. Impossível não se deixar tocar pela mensagem de valorização ao lar e àqueles que nos amam.

Como mencionado em nosso post sobre …E o vento levou (cujo link encontra-se na barra ao lado),  Victor Fleming dirigiu, no mesmo ano, “O Mágico de Oz” e o filme sobre a saga de Scarlett O’Hara. Ecolhida em 1938 para o papel de Dorothy, Judy Garland quase foi substituída por Shirley Temple, atriz mirim de muita fama e até hoje reconhecida por muitos como a maior atriz infantil de todos os tempos. A Fox negou-se a liberar Temple e possibilitou que Garland fosse imortalizada no papel de Dorothy. O elenco do filme sofreria algumas alterações: Jack Haley substituiu Buddy Ebsen no papel do Homem de Lata, pois este era alérgico à tinta prateada utilizada. 

As cenas que se passam no Kansas foram filmadas em um tom pastel. Em Oz o colorido surge em technicholor (assim como …E o vento levou), e a magia do filme se acentua. Se hoje, passados mais de 60 anos da estréia, ainda nos encantamos com as cores e a alegria passada pelas cenas, é de se imaginar a comoção causada em 1939.

judygarland.jpg

Assistir a “O Mágico de Oz” é como um retorno à ingenuidade da infância. Nele podemos identificar a realidade fantástica tão explorada pelos filmes infantis hoje em dia. O cenário é de um mundo de sonhos. Os personagens também. Parece que nós também somos amigos do Espantalho, que podemos contar com o Homem de Lata ou que somos capazes de seguir a estrada de tijolos amarelos. A estrada que, à primeira vista parecia bela e agradável, também tem seus percalços, aos quais Dorothy consegue superar, a medida que vai encontrando seus novos amigos e se tornando confiante. Seu objetivo era voltar para seu lar e ela pretendia fazê-lo, superando os obstáculos do caminho, indo ao encontro do Mágico de Oz que, segundo os habitantes, seria capaz de lhe ajudar a voltar para casa.

wizard_2.jpg

A valorização de sua casa e de seus familiares não é por acaso. Afinal, Dorothy os abandonara, fugindo, para impedir que Totó (seu cachorrinho) fosse sacrificado por ter, supostamente, atacado uma vizinha. A sua chegada a Oz se deu por este abandono. Arrependida, voltou correndo para casa, mas seus tios estavam abrigados (e preocupadíssimos com ela) do tufão. Enrtando em casa e percebendo que estava vazia, Dorothy bate a cabeça e desmaia, sendo levada(juntamente com a casa) pelo tufão que assolou o Kansas para o mundo mágico de Oz.

A Bruxa má do Oeste, interpretada por Margareth Hamilton, faz o que pode para deter Dorothy.  Dorothy chegou em Oz sua casa”aterrisou” em cima da Bruxa má do leste, irmã da Bruxa má do Oeste. A cena na qual as pernas da bruxa do leste se contraem e desaparecem em baixo da casa é marcante. Dorothy, então é agraciada pela Bruxa Boa com os sapatinho de ruby, objetos de desejo da Bruxa Má do Oeste, o que serviu de motivação para sua incessante perseguição.

 

imagemsa.jpg

Mal sabia Dorothy (bem como seus fiéis amigos) que o Mágico não passava de uma fraude. Um charlatão que, assim como ela, estava preso naquele mundo. Após derrotar a bruxa má e se dar conta de que fora enganada Dorothy descobre a armação. Mas o Mágico, que tinha um balão, promete que lhe levará de volta ao Kansas. Todavia, na hora da partida Totó foge e faz com que Dorothy perca a viagem.

wizardwizard1.jpg

A Bruxa boa logo surge, sugerindo que Dorothy bata os calcanhares e repita “Não há lugar como o lar”. Assim, apenas com seu desejo, Dorothy volta para o lar, onde ficamos sabendo que tudo não passara de um sonho, um delírio que ocorrera durante os momentos que Dorothy passou desacordada após bater a cabeça. Mas a mensagem aprendida persiste: não há lugar como o lar e por lar entende-se o local onde estão aqueles que nos amam e que queremos bem.

O filme permanece vivo, ignorando a passagem dos anos. E seu valor  aumenta, tendo em vista que os filmes infantis, que passam mensagens de amor e que, de certa forma, ajudam a moldar a personalidade das crianças, são cada vez mais raros. Hoje vemos as crianças entretidas com desenhos animados que mais destacam cenas de luta e guerra do que, propriamente, os valores essenciais para auxiliar a moldar o caráter. Pois bem se sabe que os filmes ajudam, e muito, no desenvolvimento e assimilação de certos valores, assim como os livros também o fazem. Alguns destes valores essenciais estão presentes em “O Mágico de Oz”. Um filme para todas as idades, pois é capaz tanto de encantar crianças quanto resgatar a criança que um dia fomos. Sem dúvida, um filme eterno.

 

 

wiz-oz.jpg

Anúncios

Sobre Yassmine Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol nasceu em Porto Alegre em 30 de maio de 1984. Graduada em Direito em 2011 pela Uniritter. Pós graduada em Direito do Consumidor pela Ufrgs (2014). Cursou Artes Visuais na Ufrgs.Atualmente cursa Pós Graduação em Direito Processual Civil na Uniritter e mestrado em Direito no Unilasalle. Yassmine gosta de jogar futebol e de correr. Pintora e desenhista, acompanha futebol, filmes, seriados, música e tênis. No Perspectiva Onlina, escreve sobre tudo isso e muito mais.

Discussão

16 comentários sobre ““O Mágico de Oz” – “The wizard of Oz”

  1. Nossa, q grata surpresa etrar aqui e ver esse posto sobre o Mágico de Oz, que desde meus 4 anos é meu filme favorito, marcou minha vida, é meu filme favorito, Over the Rainbow é uma música que sempre me emociona e Judy Garland pra mim é a atriz mais maravilhosa que já.
    É um dos filmes que mais assisti em minha vida e sempre me emociono quando revejo.
    Lindo msm…THERE’S NO PLACE LIKE HOME!
    Beijos

    Curtir

    Publicado por Natasha | 4 de dezembro de 2007, 15:47
  2. nossa, eu me identifico mto cm a historia do magico de oz.. eu me sinto o homem de lata, na versão feminina da coisa… assim como ele, eu prefiri o amor e acabei me machucando, e me sentindo sozinha. a historia é linda, eu amo o filme livro e td!

    Curtir

    Publicado por isadora. | 6 de fevereiro de 2008, 14:42
  3. eu achei esse filme muito legal alem de mexer com a nossa realidade e sonhos.

    Curtir

    Publicado por Pâmela | 21 de junho de 2008, 20:48
  4. eu vi este filme tinha ai uns 10 ou 11 anos jatenho mais de 30 e o filme nao tem nada a ver com a verdadeira versao original onde entrava um verdadeiro leao,espantalho com cabeça de abobora ,boneco de lata gorduxo,uma bruxa com muitas cabeças fexadas em vitrines um po magico .um viado com corpo de sifa que o po deu vida ,um rochedo que falava .uns homens que tinham rodas nos pes e´nas maos uma galinha uma quinta a cidade esmerarlda e etc .Gostava muito de mostrar esta versao aos meus filhos porque era muito bonita

    Curtir

    Publicado por anabela silva | 8 de agosto de 2008, 12:45
  5. penço desculpa .esqueci- de dizer que me estava a referir ao faeiticeiro de oz obrigado.A gradecia uma resposta vossa

    Curtir

    Publicado por anabela silva | 8 de agosto de 2008, 12:49
  6. EU GOSTARIA MUITO DE VER O FILME O MÁGICO DE OZ E O RETORNO AO MUNDO MÁGICO DE OZ MAS ELE EM DESENHO ANIMADO, POIS ESSES OUTROS EU TENHO, E MEU FILHO QUE É ESPECIAL SOMENTE VOLTOU A FALAR ASSISTINDO ESSE FILME QUE A REDE GLOBO PASSOU A MUITO TEMPO ATRAZ.
    ESSES DOIS FILMES SÃO IMPORTANTES PARA MIM E PARA MEU FILHO, HOJE ELE TEM 25 ANOS MAS PARECE UMA CRIANÇA DE 7 E QUER MUITO ASSISTIR A ESSES FILMES EU TENHO A CÓPIA DE UM DELES MAS ELE ESTÁ COM DEFEITOS, E SEM COR, POR FAVOR ME AJUDEM, POIS EU VOU COMPRAR PARA MEU FILHO ASSISTIR.
    AQUI QUEM PEDE AJUDA É UMA MÃE MUITO ZELOSA PELO BEM ESTAR DO SEU FILHO, FICO AGUARDANDO UMA RESPOSTA, OBRIGADA DESDE JÁ.
    VERA LÚCIA

    Curtir

    Publicado por Vera Lúia | 25 de setembro de 2008, 19:08
  7. ò vcs me ajudaram a
    encontrar o que eu queria

    completissimo
    vô me sair muito bein
    no festival da escola!

    bju¨¨

    Curtir

    Publicado por camila | 8 de novembro de 2008, 18:27
  8. boa tarde gostaria muito de comprar claro se alguém tivesse o desenho do magico de oz o que tem a bruxa mambi e os elefantes verdes junto com o cabeça de abóbora obrigado.

    Curtir

    Publicado por eduardo | 16 de dezembro de 2008, 15:34
  9. Gostaria mundo de adquirir os filme “O Mundo fantastico de OZ” e o desenho “O Magico de OZ – O resgate da cidade Esmeralda”, pois meu TCC é sobre as diversas adaptações literaria para o cinema e escolhemos a Obra “O Mágico de OZ”. Já tenho a versão de 1939 e a de 2007, mas a de 1985 e a versão em desenho estão muito dificieis de encontrar… vocês poderiam me ajudar??

    Curtir

    Publicado por Flavia Michele Perencin | 30 de março de 2009, 00:20
  10. EU NAO ME LEMBRO DA ULTIMA VEZ QUE VI ESSE FILME ERA SO UMA CRIANCA E A TONTA DA MINHA IRMA DIFICILMENTE VAI VE-LO ALGUM DIA
    MAS ADOREI MUINTAS DAS ADPTCAOES COMO AQUELA QUE PASSAVA NO SBT ACHO QUE ERA HISTORIAS DE PEQUENO MAGICO
    CADA PERSONAGEM ME ENCANTO
    GOSTARIA DE VER AS NOVAS ADPTACOES E SE ESTAO A ALTURA DA ORIGINAL MAS VAI DEMORAR MUITO

    Curtir

    Publicado por FADRINI | 23 de abril de 2009, 02:27
  11. gente queria p torrent alguem me juda?

    Curtir

    Publicado por kim | 2 de dezembro de 2009, 21:19
  12. Nossa, q grata surpresa entrar aqui e ver esse post sobre o Mágico de Oz, que desde meus 4 anos é meu filme favorito, marcou minha vida, é meu filme favorito, Over the Rainbow é uma música que sempre me emociona e Judy Garland pra mim é a atriz mais maravilhosa que já.
    É um dos filmes que mais assisti em minha vida e sempre me emociono quando revejo.
    Lindo msm…THERE’S NO PLACE LIKE HOME!
    Beijo

    Curtir

    Publicado por Nadison Texas | 13 de abril de 2010, 03:24
  13. um dos filmes mais legais do mundo me emocionou e ainda emociona

    Curtir

    Publicado por lucas | 31 de julho de 2010, 11:57
  14. adoro o magico de oz que tem o cabeça de abobora no final a bruxa morre pelos proprios elefantes dela ela se tranforma em uma rosa e os elefantes pisão em cima dela e depois que ela morre tudo volta ao normal o cabeça de abobora morre tambem pois ele foi criado por ela mais ai aparece uma fada que o colocar em vida novamente a eu sei que o filme e espetacular muito lindo não esqueci até hoje ,adoraria velo de novo .

    Curtir

    Publicado por analuciadasilva | 3 de setembro de 2010, 00:52
  15. gostaria de receber um email dos personagens do magico de oz,pois vou fazer a festa de aniversario da minha filha de 4 anos com o tema o magico de oz.Obrigado

    Curtir

    Publicado por Gilberto | 25 de agosto de 2011, 19:17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: