Anúncios
Música

O fim do CD?

Quem costumava ir à loja de CDs do Bourbon Canoas em busca das últimas novidades vai se decepcionar. E não porque não há novidades ou porque a qualidade do material caiu; porque, simplesmente, não há CDs. Na prateleira destinada a eles podemos encontrar DVDs, microfones ou até fitas cassete. Nenhum CD. Nem os popularescos vendidos a R$ 5. Nada. No máximo os discos virgens. Pergunto ao funcionário responsável: é só aqui? “Não”, responde ele, “em todos os supermercados e shoppings da nossa rede não vendemos mais CDs”.

O cenário desolador da loja do Bourbon não é único. Em todo o mundo a venda de CDs vem caindo assustadoramente. Analistas prevêem que ela deve cair 16% até 2009. Atualmente, está em aproximadamente 25 bilhões de dólares – quase a metade dos 43 bilhões registrados em 1997. Quem acompanha as listas de mais vendidos nota que, a cada ano, os líderes vendem cada vez menos. Nos anos 80, Michael Jackson, Prince e Madonna vendiam dezenas de milhões com facilidade e até uma banda como The Clash vendeu 1,5 milhão de discos com o duplo London Calling. Hoje, é praticamente impossível um CD duplo vender tanto.

E, na Grã Bretanha, o inacreditável aconteceu: Paul Weller, ex-The Jam, vendeu 55,44% de seu último disco em CD e 38,56% em vinil.

Em breve, o Blog Perspectiva vai discorrer sobre um outro fenômeno, relacionado a este, dentro da indústria fonográfica: a volta do vinil.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: O retorno do vinil « PERSPECTIVA - 10 de dezembro de 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,303,226 visitas
%d blogueiros gostam disto: