Anúncios
Cinema

A Malvada (All about Eve)

Indicado a 14 Oscars (recorde igualado por Titanic em 1998) tendo sido premiado com 6 estatuetas em 1951, incluindo melhor filme.

The minor awards, as you can see, have already been presented. Minor awards are for such as the writer and director – since their function is merely to construct a tower so that the world can applaud a light which flashes on top of it and no brighter light has ever dazzled the eye than Eve Harrington. Eve… but more of Eve, later. All about Eve, in fact.

allabouteve2.jpg

Essa chamada é o prenúncio do que o filme “A Malvada”, de 1950, pretende mostrar. O filme tem início com Eve, personagem de Anne Baxter recebendo o prêmio máximo como atriz de teatro. Trata-se de uma famosíssima atriz, com carreira decolando para Hollywood. A narração inicial leva-nos ao objeto do filme: Tudo sobre Eve. Sim, pois deste momento, no qual Eve atinge o auge de sua carreira como atriz, voltamos a algum tempo atrás, em uma espécie de Flashback, que nos dará ciência de quando onde e como tudo começou. Tudo sobre a trajetória de Eve.

Eve Harrington é uma garota ambiciosa, manipuladora e fria, mas ninguém percebe isso quando ela se aproxima de Margot Chaning, uma famosa e temperamental atriz de teatro interpretada pela magnífica Bette Davis. Eve se faz passar por uma fã ingênua, interessada e absolutamente prestativa, ganhando a simpatia de Margot, que acaba por contratá-la como sua auxiliar. A excessiva devoção de Eve e seu controle sobre os negócios de Margot não passam despercebidos, e esta começa a se sentir sufocada. Porém, todos ao redor não entendem o porquê da súbita intolerância de Margot com a dócil garota. Começam a se irritar com o humor de Margot e com seu estrelismo e, automaticamente, se voltam a favor de Eve.

all_about_eve_1.jpg

Margot estava certa. Eve nada mais era do que uma oportunista , cujo objetivo era sugar todo que pudesse tirar de positivo de sua convivência com Margot e, assim, se aproximar do mundo do entretenimento. E ela consegue. Manipulando as pessoas influentes que conheceu através de sua convivência com Margot, Eve torna-se atriz substituta da peça na qual a personagem de Bette Davis é a estrela e tem a chance de substituí-la em uma noite, através de uma armação arquitetada, ingenuamente, pela melhor amiga de Margot, Karen Richards, interpretada por Celeste Holm. Eve convoca a imprensa local para esta única apresentação e é aclamada, ao mesmo tempo que Addison DeWitt, colunista local de lígua ferina que, de certa forma, passa a apadrinhá-la, humilha Margot que, segundo ele, era “madura” demais para os papéis aos quais era escolhida.

allabouteve1.jpg

Uma curiosidade do filme é assistir a uma desconhecida Marilyn Monroe em um papel secundário de uma jovem atriz (na foto, entre Anne Baxter, Bette Davis e George Sanders).

Addison é um dos narradores do filme e é ele que desmascara Eve. Ele percebe desde o início que Eve na verdade queria tudo aquilo que fosse de Margot, sua fama, seu estilo de vida e, inclusive, seu noivo. Quando ela tenta roubar o marido de Karen, Lloyd Richards, um roteirista famoso de teatro, Addison a impede, revelando saber tudo sobre seu passado e que sabe das mentiras que contou afim de se aproximar de Margot. Addison, então, a chantageia: ela agora pertencia a ele.

Voltando à noite na qual a protagonista está recebendo o prêmio, tudo toma outro valor – agora, nós sabemos tudo sobre Eve. E quando ela volta a seu quarto de hotel e lá encontra uma fã, entendemos tudo. Uma fã que, como ela fazia com Margot, começa a adulá-la e a fazer suas vontades. E temos ao final do filme a cena na qual esta fã, no quarto de Eve, segura o vestido que a famosa atriz usara na premiação. Em frente ao espelho, começa a fazer de conta que está agradecendo aos aplausos da platéia, como Eve fizera uma vez com o vestido de Margot. A tomada final, na qual as imagens refletidas nos espelhos repetem a figura da garota obstinada inúmeras vezes, mostra que essa história se repete. Não se trata de um caso isolado, e sim de um acontecimento muito comum . Afinal, jogo de interesses, manipulação, egoísmo, mentiras e chantagens não são exclusividade do mundo do entretenimento.

Anúncios

Sobre Yassmine Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol nasceu em Porto Alegre em 30 de maio de 1984. Graduada em Direito em 2011 pela Uniritter. Pós graduada em Direito do Consumidor pela Ufrgs (2014). Cursou Artes Visuais na Ufrgs.Atualmente cursa Pós Graduação em Direito Processual Civil na Uniritter e mestrado em Direito no Unilasalle. Yassmine gosta de jogar futebol e de correr. Pintora e desenhista, acompanha futebol, filmes, seriados, música e tênis. No Perspectiva Onlina, escreve sobre tudo isso e muito mais.

Discussão

2 comentários sobre “A Malvada (All about Eve)

  1. Sem querer ser chato mas o papel de Eve foi feito por Anne Baxter e não Ann Margareth.

    Curtir

    Publicado por Jota | 11 de maio de 2008, 11:47
  2. Um dos melhores filmes que já vi, com um grupo de atores perfeitos. Vale cada segundo de nossa atenção.
    Acho atuação de George Sanders (Addison De Witt) maravilhosa. Seu cinismo é desafiador.

    Curtir

    Publicado por Júnia | 22 de maio de 2009, 00:37

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: