Anúncios
Literatura

O paraíso do cartum

semtitulo.jpg

O Brasil tem uma grande tradição de cartunistas. Para ficar apenas no século XX – e deixar de fora Ângelo Agostini, pioneiro do gênero no pais – podemos lembrar de desenhistas do porte de Augusto Bandeira, Nássara, K.Lixto, J.Carlos e Sampaulo. Mais recentemente, quadrinistas como Glauco, Laerte e o nosso Iotti têm se destacado também como chargistas e são presenças freqüentes na página 2 dos grandes jornais.

E por quê o Brasil produz tantos cartunistas? Umas das prováveis respostas é a de que o material para trabalhar é farto: um país em que o dinheiro da corrupção é escondido em roupas de baixo e os pagamentos de propina recebem apelidos no aumentativo ou no diminutivo, de acordo com a soma envolvida, é uma fonte inesgotável de inspiração para uma arte que surgiu para fazer crítica política. A demanda vem da necessidade.

Paulo Caruso que o diga. O cartunista, paulistano, conhecido pela seção Avenida Brasil na revista Isto É – agora publicada no JB – não pôde reclamar de falta de trabalho desde que o atual governo iniciou. O resultado pode ser conferido em “Avenida Brasil: Se meu Rolls-Royce” falasse (Devir Livraria, 88 páginas, R$ 46), apanhado saboroso de mais de 100 desenhos de Caruso sobre as várias fases do governo Lula, da euforia inicial que tomou conta do país até o desencanto decorrente da sucessão de escândalos, passando por Fome Zero, Operação Anaconda, Severino Cavalcanti e o Mensalão. O bom humor e a inteligência das charges de Caruso, quando confrontados com a situação que retratam, nos indicam que a solução é fazer como ele e o General De Gaulle: não levar este país muito a sério.

Onde encontrar:

www.devir.com.br
(11) 3347 5700

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “O paraíso do cartum

  1. Achei esta reportagem sobre o cartum no Brasil muito boa.
    Estou adorando receber o Blog Perspectiva.
    Obrigada a todos, tenham um ótimo final de ano.
    Boas Festas!

    Sandra.

    Curtir

    Publicado por Sandra Maggio | 22 de dezembro de 2007, 17:00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: