Anúncios
Geral

A Publicidade e a Velocidade nas Estradas

Seguindo a linha de raciocínio iniciada no post anterior, resolvi refletir acerca de outro assunto relacionado: campanhas publicitárias de veículos.

Seja nos intervalos da programação da Tv, seja em páginas de revistas, a grande maioria das propagandas de automóveis utilizam a “liberdade” como tema. Engraçado é que alguns publicitários entendem que liberdade é sinônimo de alta velocidade e agressividade no volante. É comum assistirmos às propagandas, nas quais jovens dirigem o automóvel em estradas desertas, ou nas ruas de uma cidade cosmopolita, ouvindo música alta e proclamando a “liberdade” que o automóvel proporciona a seu motorista. Ainda, retratam o veículo como algo onipotente, indestrutível, poderoso. Esquecem a função real do automóvel, qual seja, transportar pessoas de um lugar ao outro com segurança.

Trata-se de uma mentira absurda e irresponsável. Esquecem os publicitários que basta uma batida em alta velocidade para o carro ser destruído, basta um pequeno descontrole do motorista para que sua vida (e a dos demais ocupantes do veículo) seja colocada em risco.

Claro, campanhas publicitárias não retratam, necessariamete, a realidade dos fatos. Buscam, muitas vezes, o mundo da fantasia e da ficção para chamar atenção ao produto divulgado. Todavia, quando esta fuga da realidade acaba por estimular comportamentos arriscados e perigosos se repetidos fora dos estúdios de gravação, então pode-se dizer que se trata de atitude irresponsável e, de certa forma, criminosa. 

Tenho 23 anos, não sou especialista em automóveis, tampouco entendida no assunto, mas talvez por isso mesmo minha visão sobre o assunto seja mais real, sem compromissos de agradar quem quer que seja. Mas me parece claro que as propagandas desvirtuam e mascaram a função principal do automóvel, bem como os perigos que a alta velocidade proporciona. Para ilustrar meu argumento seguem abaixo videos de campanhas publicitárias de alguns automóveis:

http://youtube.com/watch?v=SvfLhEhOTyk

http://youtube.com/watch?v=aJOkaUFd7eM

http://youtube.com/watch?v=PMpoBL5LZGM

As manobras praticadas nas propagandas não são realizadas impunementente na vida real. Podem parecer inocentes, até mesmo engraçadas, mas se repetidas pelo comprador do veículo podem vir a ser fatais. Prometem uma aventura possível. E aí que reside o perigo: por parecerem inocentes e possíveis, acabam criando esta ilusão. Ilusão que acaba quando o motorista perde a vida ao perder o controle do veículo. 

Há um tempo atrás ouvi na rádio uma frase atribuída a alguém da Volvo, se não me engano. Dizia a frase, mais ou menos assim:

 “o automóvel foi criado para transportar as pessoas com segurança de um lugar ao outro. Qualquer outra função que lhe atribuem nada mais é do que uma projeção do ego do condutor”. 

É uma pena que os responsáveis pelas propagandas de alguns automóveis se aproveitem disso, estimulando estas outras “funções” do automóvel. Seduzem, prometendo aventura, liberdade  e diversão. O motorista acaba apaixonado pelo seu carro e por tudo que, imagina, possa fazer com ele. Enquanto isso, a cada dia que passa mais pessoas perdem entes queridos em acidentes de trânsito.

Anúncios

Sobre Yassmine Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol nasceu em Porto Alegre em 30 de maio de 1984. Graduada em Direito em 2011 pela Uniritter. Pós graduada em Direito do Consumidor pela Ufrgs (2014). Cursou Artes Visuais na Ufrgs.Atualmente cursa Pós Graduação em Direito Processual Civil na Uniritter e mestrado em Direito no Unilasalle. Yassmine gosta de jogar futebol e de correr. Pintora e desenhista, acompanha futebol, filmes, seriados, música e tênis. No Perspectiva Onlina, escreve sobre tudo isso e muito mais.

Discussão

Um comentário sobre “A Publicidade e a Velocidade nas Estradas

  1. É verdade! Os manolos lóquis acham que estão jogando Need for Speed, e ficam de zoeira. Sou favorável a volta dos bondes, James Bondes.

    Curtir

    Publicado por felipe magalhães | 4 de fevereiro de 2008, 23:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: