Anúncios
Literatura

Ficção científica tupiniquim

lll.jpg

Quando um leigo no assunto toma “Os melhores contos brasileiros de ficção científica” (Devir Livraria, 200 páginas, organizado por Roberto Causo) na mão a primeira reação é de espanto. Ficção científica brasileira? Existe isso? A surpresa é bem natural. Uma história que envolva enredos típicos de uma civilização tecnologicamente mais avançada difere radicalmente dos pressupostos que formam a auto-imagem nacional: abismo de classes, sexo desenfreado, analfabetismo e primarismos de todos os gêneros – imagem que, aliás, nos faz grande mal fora do país. Mesmo que a indúsitra brasileira bata recordes, mesmo que o nosso PIB seja um dos 10 maiores do mundo, mesmo com trem-bala, chips e informática, continuamos nos enxergando como uma terra primitiva. Somos o país de muitas coisas, mas defintiviamente não o da ficção científica.

Daí a surpresa de, numa coletânea como esta, constar o nome de Machado de Assis com o conto “O Imortal”, mostrando que o gênero existia por aqui já no século XIX. Outros nomes, como Jerônimo Monteiro, talvez não sejam totalmente ignorados pelo grande público. Já novidades, como Ricardo Teixeira, autor de “A Nuvem”, são inteiramente desconhecidos. Vale notar que a temática dos contos reflete diretamente os problemas e inquietações da época em que foram escritos, como é muito comum nesse tipo de literatura: os contos  “O Último Artilheiro” e “A Espingarda”, dos anos 60, tratam da realidade de um mundo pós-guerra nuclear, algo que, naquela época, parecia iminente; já “Meu Sósia”, de 1938, aborda a questão do duplo, praticamente uma obsessão na literatura da primeira metade do século passado, e “O Imortal” de Machado critica o cientificismo dominante no pensando de sua época.

Onde encontrar:

www.devir.net
(11) 2127 8787

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Ficção científica tupiniquim

  1. No Brasil são lançados por ano, uma média de 40 livros de Ficção Científica(FC), de autores brasileiros. É pouco se comparado com países desenvolvidos. É pouco se comparado com os livros de auto ajuda e de poesia que tomam vitrines e estantes de livrarias, mas estes são apenas a ponta visível do iceberg, da grande maioria de autores de FC brasileiros, desconhecidos da mídia e que batalham por reconhecimento, por serem lidos, entre veteranos, amadores e principiantes.
    Para encontrá-los, basta procurar nas listas de discussão, nas oficinas de literatura, nos debates (que ainda são poucos) promovidos sobre literatura fantástica.
    A FC Brasileira tem uma história que ainda precisa ser mais conhecida do grande público e lançamentos como este da DEVIR só contribuem para isso! Estão todos de parabens !
    Para descobrir novos talentos e incentivar escritores, foi criado o FC do B, COncurso literário de Ficção Científica que teve sua primeira edição encerrada recentemente, com o lançamento do livro ‘FC do B – Ficção Científica Brasileira’ –> http://www.fcdob.com
    Confiram !!

    Curtir

    Publicado por FC do B | 2 de março de 2008, 19:03

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio Work in progress #draw #art #gremio #wip

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,157 visitas
%d blogueiros gostam disto: