Anúncios
Geral

Tríduo Pascal

Tríduo, na liturgia da Igreja  é o espaço de três dias dedicados a celebrações e preces especiais. Inicia nesta quinta-Feira o Tríduo Pascal, que é o ponto alto de todo o ano litúrgico, sendo celebradas a Paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo. Na Quinta-Feira Santa três óleos são abençoados pelo Bispo responsável por cada diocese : o óleo dos catecúmenos(batismo), do crisma e dos enfermos.

A utilização dos óleos remonta à antigüidade, quando o azeite de oliveira era considerado como capaz de curar doenças. No livro de Gêneses (28,18) é relatado que Jacó, filho de Isaac e neto de Abraão, durante uma viagem, deitando-se no caminho e usando uma pedra como travesseiro, sonhou com uma escada que levava aos Céus e no qual aparecia Deus, que lhe prometia uma decendência numerosa e abençoada. Ao despertar, Jacó, exclamando que o lugar era a casa de Deus e a porta do Céu, derramou óleo sobre a pedra, consagrando-a ao Senhor. Da mesma forma o livro do Êxodo (40,9) nos relata que Moisés recebeu ordem do Senhor para ungir com óleo o tabernáculo para que ele se tornasse uma coisa Santa, como  morada de Deus. A Bíblia também nos relata, no Livro de Samuel, que após a unção com óleo realizada em David o Espírito do Senhor apoderou-se dele (I, Sm, 16,13).

O Evangelho de Lucas traz a passagem em que o Bom Samaritano ameniza os sofrimentos do homem encontrado no caminho, colocando em suas feridas azeite e vinho. (Lc, 10,34) . É a imagem da misericórdia. (LC,10,34).

CRISTO em grego significa ungido. Ungido por Deus. Seus seguidores são cristãos,são    ungidos.(Então, com este embasamento, a Igreja utiliza o óleo em nome de Cristo, como referência simbólica à graça e ao seu dispensador, o Espírito Santo.

“Com óleo terreno o corpo é ungido; com o Espírito Santo e vivificador a alma é santificada” São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja.

O Tríduo Pascal inicia com a celebração da Ceia do Senhor, no início da noite da Quinta-Feira Santa. Nesta celebração são recordadas a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. A cerimônia do lava-pés é um convite a que a Igreja, imitando o exemplo de humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que lavou os pés dos Apóstolos na última Ceia, também o imite na humildade.

Na Sexta Feira Santa não há celebração eucarística, não há consagração de hóstias. A celebração da Paixão do Senhor, com adoração da Cruz e Comunhão, é realizada às 15h, em uma recordação da morte de Cristo na cruz. As hóstias distribuídas são as consagradas na Quinta-Feira Santa.

 A celebração da vigília Pascal na noite de sábado, realizada de maneira solene e festiva, é o ponto central do ano litúrgico. Inicia com a benção do fogo e a celebração da luz. A escuridão reinante é quebrada com a entrada do fogo que acende o Círio Pascal, símbolo de Cristo, luz do mundo. Este fogo é retirado de um braseiro .Simboliza que Cristo saiu da rocha, do túmulo da morte para a vida. O fogo é símbolo de Cristo.O sacerdote traça uma cruz no círio pascal.Em cada ponta da cruz coloca grãos de incenso, representando as cinco chagas de Jesus. Acima da cruz escreve a primeira letra do alfabeto grego(Alfa)) e abaixo a última (Ômega),os algarismos do ano em curso, significando Jesus como Senhor do tempo, da história, ” o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”, como está no Livro do Apocalipse(Ap 22,13).

.

cirio.jpg

Na procissão com o círio as pessoas acendem suas velas , simbolizando o recebimento da luz  de Cristo.

 

Fonte:

Significação dos símbolos cristãos-Urbano Zilles- EDIPUCRS

Anúncios

Sobre Yassmine Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol nasceu em Porto Alegre em 30 de maio de 1984. Graduada em Direito em 2011 pela Uniritter. Pós graduada em Direito do Consumidor pela Ufrgs (2014). Cursou Artes Visuais na Ufrgs.Atualmente cursa Pós Graduação em Direito Processual Civil na Uniritter e mestrado em Direito no Unilasalle. Yassmine gosta de jogar futebol e de correr. Pintora e desenhista, acompanha futebol, filmes, seriados, música e tênis. No Perspectiva Onlina, escreve sobre tudo isso e muito mais.

Discussão

2 comentários sobre “Tríduo Pascal

  1. Gosto muito de muitas tradições da Igreja, essa é uma delas, pois é muito bonito.

    Curtir

    Publicado por Evandro Jorge | 30 de março de 2008, 22:09

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Domingo de Ramos – começa a Semana Santa « PERSPECTIVA - 17 de abril de 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Estatísticas do blog

  • 4.612.223 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: