Literatura

Clássicos em cordel

Os livros de cordel são uma das mais marcantes contribuições ibéricas para a cultura brasileira. Características do interior da Região Nordeste, vieram junto com os primeiros colonos de Portugal e constituem até hoje das mais prolíficas formas de arte popular em nosso país. Uma das vertentes mais ricas da literatura de cordel é a adaptação de clássicos da literatura ocidental, em especial os de origem medieval, para os versos dos cordelistas. 

Seguindo essa tradição, a Editora Nova Alexandria lança agora a Coleção Clássicos em Cordel , cujos primeiros volumes acabaram de sair. São eles O Corcunda de Notre Dame (48 páginas, 25 reais) e Os Miseráveis (48 páginas, 25 reais) , ambos do escritor francês Victor Hugo, sendo o primeiro adaptado por João Gomes de Sá e o segundo por Klévisson Viana. Ainda que fiéis à história original, os adaptadores deram às histórias um leve toque local ao situá-las em pequenas cidades do Nordeste, onde normalmente se desenrolam as narrativas de cordel. O que não deixa de ser um reconhecimento à filiação com a cultura da qual todos nós, de Norte a sul, descendemos: a cultura ocidental.
 

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

8 anos se passaram desde que essa coisinha foi resgatada ❤ #blackcat Feliz aniversário. Eu amo amo amo (10000x) você. 💙 Fonte: Book felino 2017. #cats Feliz aniversário para o meu parceiro nos esportes. Te amo, pai. 💙  #newyeareve #newyear2017 De volta pra casa #borges #jorgeluisborges

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,210,168 visitas
%d blogueiros gostam disto: