Geral, Literatura

Feira do Livro II

Não tinhamos intenção de visitar a Feira do Livro neste final de semana, mas, como todos os apaixonados, inventamos desculpas para estar perto de quem nos cativou. E assim nos dirigimos á capital dos gaúchos em busca de uma camiseta da Feira .

Logo na chegada tivemos a satisfação de encontrar Jairo Jorge, o prefeito eleito de Canoas (RS). Foi altamente gratificante saber que o responsável pela condução da cidade nos próximos anos tem apreço por livros. Não deixa de ser uma esperança para uma cidade tão carente na área cultural.

prefeito2

Jairo Jorge, prefeito eleito de Canoas (RS)

Encontramos por lá também Peninha, o historiador mais gremista do Brasil. Vibrante de simpatia e muito solícito, não negava autógrafos nem pedidos de fotos por parte dos fãs.

pePeninha

No pavilhão de autógrafos, o Senador Paulo Paim, com a obra O Canto dos Pássaros nas manhãs do Brasil, tinha a sessão mais concorrida do horário. O livro é um registro de algumas das atividades do senador como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

senador

Senador Paim

Discussão

2 comentários sobre “Feira do Livro II

  1. Ping/

    Olá!
    Li alguns registros blogados aqui, inclusive da presença de políticos em visita à 54ª Feira do Livro, como o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge da Silva (também estamos esperançosos de uma administração ao inverso que a atual “cometeu” e que coloque a questão da cultura no seu devido patamar, pois por enquanto está aquém, muito aquém do lugar que deve estar) e do Senador Paulo Renato Paim.
    Só lamentei que sobre a poetisa canoense Eliane Couto Triska, tenha postado apenas a capa do livro e nenhuma foto dela autografando.
    Acredito que é também mostrando nossos escritores e poetas que os tornaremos valorizados, assim como, ao mesmo tempo, se estará valorizando a cultura.
    Pois é, é uma “Peninha”, aí “Zilraldo” da cultura, que só medalhões tenham merecido tal atenção. É preciso, e isso urge, que se comece a valorizar e reconhecer os “prata da casa”, caso contrário só forasteiros, como acontece na cada vez mais pobre Feira do Livro de Canoas, são reconhecidos, valorizados e prestigiados.
    Tenho quatro livros já publicados, mas jamais participei da Feira do Livro de Canoas, pois, como acontece com alguns escritores iniciantes, os livros são jogados a um canto ou debaixo do balcão da tenda, enquanto autores de fora são exibidos como verdadeiros “troféus”. Isso nada mais é do que preconceito contra gente que conhecemos, mas não acreditamos na sua capacidade, no seu talento e na sua criatividade.
    Como diz aquele apresentador sensacionalista, “Ou estou errado! Me ajuda aí, ô!”

    Curtir

    Publicado por Xico Júnior | 16 de novembro de 2008, 15:01
  2. Ping/
    Apenas” a foto da capa? Questão de perspectiva do leitor.
    O blog retrata o que viu, não pode retratar o que não viu. E retrata sem preconceitos e sem preocupação com ” patrulhas”.
    Visitamos a Feira no final de semana e encontramos o prefeito que é depositário de nossa esperança. Deveríamos fingir que não o vimos? Encontramos Peninha ( do qual somos fãs). Deverímos fingir que não o vimos?Passamos na banca de autógrafos e lá estava o senador Paim, aliás “prata da casa”, sob um enfoque limitado. Talvez pela perspectiva do leitor deveríamos fingir que ele não estava lá. E Ziraldo é alvo de nossa admiração há muito tempo. Gostamos dele, sendo desimportante o local onde tenha sua base territorial.
    Não. Assim como fomos estimulados a escrever um post especial sobre este belo livro da Eliane( que mereceu mais destaque que os demais pelo simples fato de que lemos e gostamos da obra e não por ser ” prata da casa”. Seu livro tem qualidades que nos fizeram entender merecer ser alvo de nossa analise e indicação, independente de onde nasceu ou mora sua autora. O Perspectiva é assim , e seus mais de 500.000 acessos em pouco mais de um ano de atividades, nos fazem sentir muito a vontade para retratar a presença de pessoas na Feira, independente de ranço ideológico ou discriminação de qualquer espécie.
    Tudo questão de perspectiva de vida, de enfoque.Este blog é assim.Livre, sem amarras, conduzido pelo respeito e retratando os fatos que marcam nosso cotidiano de acordo com nossa visão de mundo.No entanto, “La perspectiva, si es real, exige multiplicidad”.Então respeitamos a posição do leitor, embora discordemos.

    Curtir

    Publicado por Madame Li Li | 16 de novembro de 2008, 15:03

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,119,406 visitas
%d blogueiros gostam disto: