Anúncios
Cidade dos Tocos, Ecologia

Villa Mimosa – Cidade dos Tocos ataca novamente em Canoas

Érico Veríssimo em seu Um lugar ao Sol , publicado em 1936,refere-se a Canoas/RS da seguinte maneira:

“Clarissa saia todas as manhãs às sete para tomar o ônibus que a levava a Canoas.Já começava a gostar dos alunos. Canoas  era bonita, com suas vivendas no meio de jardins verdes e floridos. Ouvia-se o canto dos passarinhos. Um silêncio fresco envolvia as casas, árvores e as criaturas.”

A cidade, cuja emancipação política ocorreu em 1939, era um sítio de veraneio para as famílias abastadas de Porto Alegre. Como resquício desse tempo, sobraram as  construções  ao longo dos antigos trilhos do trem  no centro da cidade e arborização das ruas adjacentes.

Uma dessas edificações  é a chamada  Villa Mimosa, com arquitetura  apresentando características do neoclássico, construída em 1904, que  serviu de moradia Victor Hugo Ludwig ,um conceituado médico da cidade e sua família, até o ano de 1999.

getattachmentaspx

villa-chale-pestA Villa Mimosa à direita e à esquerda o complexo do Pestalozzi também ricamente arborizado,  formando um quarteirão verde que constitue um dos raros pontos bonitos da av. Guilherme Schell, extremamente desprovida de beleza, sendo quase ofensiva ao mínimo senso estético.

villa

.

ulbra-043Villa Mimosa vista da Vitor Barreto através do muro dos trilhos

É uma linda construção cercada por árvores centenárias. O local ameniza  o  impacto visual , a  imensa feiura provocada pela linha do trensurb que corre em frente.No interior da Villa resiste o  silência fresco que outrora Veríssimo proclamava envolver as casas, as árvores e as criaturas  e atualmente está cada vez mais envolto nas brumas do passado da cidade que já foi chamada de bonita.

vilamimosa

Ficaremos inertes ante ameaça de corte dessas árvores ?

Pois bem. A Cidade dos Tocos ataca novamente. Na cidade onde impera uma lógica imediatista e mercantilista, a Villa Mimosa está prestes a servir de local para construção de empreendimento imobiliário. E pretendem cortar as árvores que circundam a construção para edificação de prédio no local.

Que a esperança de novos rumos em Canoas não  seja abalada e não ocorra a permissão da administração municipal para este atentado que a ganância está perpetrando contra os interesses maiores da cidade.

Anúncios

Discussão

16 comentários sobre “Villa Mimosa – Cidade dos Tocos ataca novamente em Canoas

  1. Parabens pela nota e muito oportuna e atual esta materia. Os moradores de Canoas, não merecem este “trofeu” deixado pela administração anterior. Se faz obrigatorio a ação da Prefeitura Municipal cancelando este emprendimento.
    Precisamos alguem que nos guie em uma ação de repudio para deter este CRIME ECOLOGICO, alguem que marque um ato publico para despertar Canoas. Minha sugestão e na BR 116 na praça do Avião, na sexta dia 06 de março as 18:30 horas.

    Curtir

    Publicado por Rafael Cardozo | 2 de março de 2009, 00:26
  2. Todos precisamos com toda urgência frear esse crime que esta prestes de ser cometido contra esse pulmão de nossa cidade que é a Vila Mimosa. Não podemos deixar árvores centenárias serem cortadas, nosso meio ambiente precisa ser protegido, nossas árvores sozinhas nada podem contra a ganância e a especulação imobiliária, as autoridades competentes têm por obrigação defender nosso patrimônio ambiental que é de todos. Ana Luiza

    Curtir

    Publicado por Ana Luiza Marques | 2 de março de 2009, 14:13
  3. O Link ao lado não está funcionando, na barra de destaques

    Curtir

    Publicado por chrono | 2 de março de 2009, 14:39
  4. No aniversários dos 70 anos da cidade é preciso que duas construções de 1904, que estão a perigo, sejam amplamente divulgadas e protegidas:
    – VILA MIMOSA
    – FONTE DONA JOSEFINA

    Curtir

    Publicado por Inês | 2 de março de 2009, 17:24
  5. aqui em Cachoeirinha está parecido, muita devastaçao. sorte na luta!

    Curtir

    Publicado por Abuda | 3 de março de 2009, 12:04
  6. acho um absurdo a destruiçao de algo tao bonito nao so pelas arvores mmas pela arquiteturas da casa!!!!!!!!!!!!vao achar outra coisa p fazer alem desses espigoes horriveis!!!!!!!!!!!!!e abram a casa para visitaçao e valorize, oque e antigo e lindo

    Curtir

    Publicado por cristiane | 21 de março de 2009, 15:56
  7. Em nome do progresso são cometidos vários atos arbritários, este me parece mais um caso.Não é justo que apaguem de nossa memória e história um patrimônio tão lindo como o casarão da Villa Mimosa,e entrando na questão do desmatamento de uma área tão grande de árvores nativas, que serve de pulmão para nossa cidade,os grandes empresários do ramo imobiliário de Canoas deveriam servir de exemplos para a sociedade canoense, voltando seus projetos em favor da natureza, preservando a vida e a história de nossa cidade que eu tanto amo.

    Curtir

    Publicado por Rosângela b M Machado | 6 de abril de 2009, 00:31
  8. Caros leitores,
    Não se deixem influenciar por manchetes tendenciosas ou por pura politicagem, pois bem, só agora que uma empresa séria como a Goldsztein adquiriu esta área e construirá belas torres, que com isto só trará benefícios para nossa cidade gerando empregos e renda, alguns que se intitulam defensores do meio ambiante¨, por que antes não fizeram alguma coisa, pois aquela área estava abandonada à décadas acumulando lixo e roedores.
    Devem saber que a empresa se comprometeu em plantar milhares de arvores¨em Canoas em substituição as existentes.

    Curtir

    Publicado por Jonas Silva | 18 de junho de 2009, 14:16
    • O Sr. Jonas Silva (se é que é esse o seu nome verdadeiro) certamente deve ser sócio ou tem alguma outra ligação com a Goldsztein. Só assim para defender essa vergonha.

      Curtir

      Publicado por Carolina Barcellos | 27 de agosto de 2009, 18:26
  9. Caros leitores,
    Neste mês foi decretado o tombamento da antiga casa denominada Villa Mimosa, desta forma teremos em nossa cidade um centro histórico. Pois bem por que defensores do meio ambiente e os tão preocupados com a historia do município não fazem uma campanha par juntar verbas assim restaurando o mais breve possível a casa e deixem de lado a preocupação com o terreno e liberando a área para a construção das torres e parem de dizer que o local é o pulmão de Canoas, pois bem o pulmão de Canoas é o Parque Getulio Vargas ¨Capão do Corvo¨este sim deveria ser mais bem cuidado.
    Obrigado pela atenção e aqueles que identificarem com meu pensamento mande seus comentários.

    Curtir

    Publicado por Jonas Silva | 18 de junho de 2009, 14:28
  10. Seja em Canoas, Porto Alegre, onde for, já repararam que essas empresas só pegam as áreas privilegiadas das cidades, inevitavelmente para piorá-las.
    Se eles estivessem interessados em progresso ou no bem-estar das comunidades, investiriam em zonas degradadas, tornando-as habitáveis. É só utilizar o que é interesse coletivo em interesse de particulares (deles!). Parabéns pela luta!

    Curtir

    Publicado por Evandil Lima | 28 de julho de 2009, 18:27
  11. CANOAS 31/8/09

    Oi! Preciso-te tua ajuda, pois quero fazer um trabalho com crianças e adolescentes que estão correndo algum tipo de risco. Estou muito preocupada com tudo que esta acontecendo, o rumo que esta tomando esta situação. Não consigo ficar só assistindo a tragédia que esta virando rotina. E fazer de conta que nada esta acontecendo. Quero muito ajudar, muito mesmo de coração. Você! Não seu se tu acreditas em DEUS. Mas DEUS esta cobrando providencia de mim e de ti. Só não posso faze nada sozinhos, mais juntos e com DEUS o criador de tudo. Tenho certeza que ELE vai abrir a porta certa. Tu podes ate acha estranho o que vou te falar, mais o lar que vai abrigar estas crianças é a VILLA MIMOSA. Eu sei que tem muita gente brigando por este lugar mais este lugar já tem dono e são as crianças, pois DEUS é o dono desta casa, ELE é dono de tudo, esta mandando tomar posse. Não existe se ou não dá par DEUS, pois se não for das crianças não vai ser de ninguém. Um abraço da tua mais nova amiga Ana ou Aninha. Tenha uma Telefone:93106068

    Eu penso que colocar vida nesta casa, crianças correndo no pátio tendo uma oportunidade de ter um lar de verdade, alimentação, ter sua dignidade de Direto adquirido por lei. Tantos prédios estão vazios, podendo ser bem aproveitado.
    Tu me dizes por que a VILLA MIMOSA? Porque não quero ter um deposito de crianças, adolescentes ou de idosos, como já vi. A VILLA MIMOSA tem toda uma estrutura para acolher, cuidar, educar, brincar ser feliz.

    Se você tem coração não vai passar em branco estas imagens, isso não é nem a metade do que esta acontecendo fora do seu mundinho.
    E não se engane pois isso tudo e mais um pouco pode te atingir .
    Então não feche os olhos, pois mais cedo ou mais tarde você vai fazer parte desta realidade. Você tem duas escolhas uma é ajudar e a outra ser vitima da tua indiferença.
    Tenho que começar o mais rápido possível este trabalho e vou precisar de todos, toda ajuda será bem vinda. Obrigado desde já vamos orar pois DEUS vai nos abençoar,pois este é o desejo e a ordem dele cuidar dos pequeninos.

    Curtir

    Publicado por aninha | 1 de setembro de 2009, 12:10
  12. Meu sonho é conhecer essa casa desde de criança tenho fascinhação por ela, passava horas imaginando como seria bom ter dinheiro para comprar ela, restaurar e viver nela por a VILLA MIMOSA é linda e sempre me despertou interesse, tudo faz parte do conjunto assim como as árvores que lá estão e não acredito até agora que a prefeitura de Canoas vai permitir o desmatamento, tem tantas áreas para construir, para que mexer em um patrimônio histórico tão lindo? isso me deixa muito triste pois queria muita conhecer além daquelas muros!

    Curtir

    Publicado por Renata | 8 de julho de 2011, 12:55
  13. eu quero muito conhecer a VILLA MIMOSA antes que ela seja restaurada!!!! como gostaria de saber como eu faço para poder conhece-la… e realizar um sonho de criança

    Curtir

    Publicado por Renata | 8 de julho de 2011, 12:59

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Villa Mimosa- uma viagem pela história de Canoas | PERSPECTIVA - 23 de maio de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Work in progress #oilpaint #gremio 🏆🏆🏆🎈🎈🎈🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇧🇼🇧🇼🇧🇼💙💙💙 💙 #Runners Sunny #art #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,336,733 visitas
%d blogueiros gostam disto: