Anúncios
Informática, Jogos

Um alento para as locadoras?

Nas décadas de 80 e 90 com o boom da indústria de videogames as principais cidades brasileiras (e também as menores) possuíam em larga quantidade as hoje nostálgicas locadoras de jogos de videogame, onde o aficcionado ia fazer sua ficha escrevendo em cima daquele papel carbono que por alguma mágica escreve em outra folha o que desenhamos na de cima. Nintendo e SEGA duelavam no Brasil representadas respectivamente pela Playtronic/Gradiente e Tectoy. O sucesso era tão contundente que o Master System, console de 8 bits da SEGA teve em nossa terra nacional um de seus melhores mercados em todo o planeta, coisa inimaginável em dias atuais.

Mas o foco são as locadoras. Elas cultivavam a paixão de uma juventude que assistia De Volta Para o Futuro e comia bolachas Tostines, cuja maior alegria era a chegada da sexta-feira para alugar um game por todo o final de semana. Tiveram seu auge na geração 16 bits (Super Nintendo x Mega Drive/Genesis) e resistiram com algum sofrimento até o Nintendo 64. Com o advento da  Geração Playstation e seus jogos piratinhas de baixa qualidade, poligonais e quadradões, as locadoras caíram em efeito torremoto restando a breve lembrança de um tempo bom que o jogo de videogame era apreciado em sua totalidade e não gravado em uma .iso para ser deixado de lado pouco tempo depois.

Mas como diz o ditado, “após aterrisar no fundo do poço e chafurdar no cocô não há como piorar”, e em São Paulo uma idéia (Yes, nós rejeitamos a  Reforma Ortográfica) inovadora está dando um alento às combalidas locadoras. Para resistir à Ameaça Pirata os lojistas estão locando jogos por mensalidades acessíveis ao invés de diárias um pouco caras. Como na nova geração  (Xbox 360 X Nintendo Wii x  Sony Playstation 3) existe um grande índice de gamers que usam apenas originais pelas vantagens no modo online – e também pela inexistência de opções no console da Sony – o ramo persiste e está ganhando novos adeptos. No Rio de Janeiro e em Curitiba a novidade foi espraiada e está em período de testes. Pode ser que não vingue e que seja apenas um sucesso efêmero, mas para quem se acostumou em ver na década atual a consolidação dos jogos Jack Sparrows não há como não se animar. É a perspectiva de algo melhor no futuro.

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “Um alento para as locadoras?

  1. saudade

    Curtir

    Publicado por polentão | 17 de fevereiro de 2009, 20:02
  2. porra!!!

    eu locaba jogos sempre! saudade mesmo

    Curtir

    Publicado por Diogo Pires | 6 de abril de 2009, 03:06
  3. esse post tah com o link errado ali na barra de destraques, tento entrar e naop consigoa

    Curtir

    Publicado por chrono | 8 de abril de 2009, 12:37

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,269,430 visitas
%d blogueiros gostam disto: