Anúncios
Geral

Monumento aos Maçons Imperiais em Porto Alegre

A capital dos gaúchos tem mais um monumento a partir de hoje, data em que é comemorado o Dia do Maçom. Por iniciativa do vereador Bernardino Vendruscolo foi destinada área da cidade na esquina da rua Azenha com João Pessoa, próximo à Ponte da Azenha, onde teve início a Revolução Farroupilha para abrigar Monumento à Paz em homenagem aos Maçons Republicanos e Imperiais da Revolução .Como a história registra, a decisão de tomar militarmente a cidade de Porto Alegre e destituição do presidente provincial, que deu início à Revolução Farroupilha, foi tomada  em 1835 na Loja Maçônica Filantropia e Liberdade, na Rua Duque de Caxias,  sendo grão-mestre o general Bento Gonçalves. Garibaldi, um dos nomes mais importantes da Revolução era maçom, tendo inclusive sido lançado um selo em sua homenagem com símbolo maçonico.

Duas colunas integram o monumento, sendo uma Jonica (Sabedoria) e outra  Dórica(Força)

O horário da inauguração foi a partir das 11 horas, quando o sol se encontra em zênite, projetando sua luz sobre todos, sem sombra.

Imagem 001

Ao inaugurar a obra,  que foi custeada pela iniciativa privada, segundo parâmetros da municipalidade, o prefeito Fogaça ressaltou que “é um orgulho para a cidade inaugurar este monumento. Não há nenhuma palavra que se associe mais à maçonaria que liberdade, vinculada à Revolução Farroupilha e à alma do gaúcho. Que estas colunas sejam permanentemente o símbolo do apego dos gaúchos à liberdade”.

Imagem 0206aleatorias para deletar duplas 090

Anúncios

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Discussão

28 comentários sobre “Monumento aos Maçons Imperiais em Porto Alegre

  1. Bom dia, no momento em que parabenizo-lhes pela bela matéria, aproveito para deixar minha contribuição, como maçom. Detectei um equívoco quando falam da simbologia das colunas de ordem Jônica e Dórica. o correto seria Jônica representando a Sabedoria e Dórica a Força.
    Peço que, se possível, alterem para que o nosso povo possa beber de uma fonte pura.
    Um fraternal Abraço!
    Luiz Grassi

    Curtir

    Publicado por Luiz Grassi | 21 de agosto de 2009, 11:56
  2. Ficou muito bonito, e ostenta uma imagem muito forte de força e sabedoria! Parabens!!!!!

    Curtir

    Publicado por alexsander | 29 de agosto de 2009, 14:16
  3. Estão de parabens por está obra tão maravilhosa em nossa cidade de Porto Alegre. Parabens ao vereador Bernardinho.Pela iniciativa, Ir.’. Todos unidos.

    Fraternidade aos Ir.’.

    Curtir

    Publicado por Thiago Marques | 16 de setembro de 2009, 13:33
  4. Que coisa mais arbitrária. Que monumento mais ridículo. Que gosto terrível. Que alta ignorância. Alguém que fica feliz ao passar por esse importante espaço referencial da cidade tem alguma noção do que sejam as ordens?
    Que falta de respeito com os cidadãos que não tem a cultura nem do pastiche da “revolução” nem da maçonaria.

    Curtir

    Publicado por Ana Luiza Leite | 19 de setembro de 2009, 12:34
  5. Prezados Irmãos
    A Sinceridade deve ser uma da nossas virtudes porisso devo lamentar a indiscritível “obra arquitetônica” imposta a um lugar tão significativo, em torno do qual vivi minha infãncia. É incrível que sendo nossa Sublime Ordem integrada por milhares de arquitetos de direito, que estudaram para conhecer e aplicar a arte arquitetônica, tenha-se atribuído a Tarefa de construir este monumento bem intencionado, a alguém com tão limitado conhecimento de tudo que envolve o assunto.
    Sugiro a discreta substituição desta obra de desproporcionalidade e erros por algo escolhido em concurso público. A final, custaria muito pouco em reais e somos tantos para poder contribuir…

    Curtir

    Publicado por Carlos Menz | 20 de setembro de 2009, 20:37
  6. Boa tarde

    Como eu devo proceder para ser um masson ?

    Curtir

    Publicado por Daniel | 3 de março de 2010, 15:12
  7. Parabens pelo monumento!
    Nao sou Maçom, mas tenho muito respeito pela instituição!
    Sei que grandes nomes da nossa historia foram membros deste seleto grupo…
    Um abraço a todos!

    Curtir

    Publicado por Renan | 11 de novembro de 2010, 20:20
  8. Boa tarde,
    Tenho um grande amigo meu que é Maçom e gostaria muito de ser convidado a fazer parte dessa Ordem…
    Parabens a todos pelo monumento.
    É merecido.
    Espero que em breve venha o tão sonhado convite.
    Abraços

    Curtir

    Publicado por Roberto Araújo | 1 de abril de 2011, 20:43
  9. Roberto,
    Vou dar uma dica…
    Embora ninguem peça para entrar na Maçonaria (A Maçonaria que deve pedir para que você entre) você pode falar sobre o assunto com este seu amigo e demonstre bastante interesse no assunto.
    Tenho absoluta certeza de que a conversa de vocês será proveitosa e se ele achar que você tem perfil poderá ser convidado a conhecer o pessoal e quem sabe um dia ser membro.
    Se você demonstrar interesse com frequencia, sempre que ver ele, uma hora ou outra ele conversará contigo com mais detalhes sobre o assunto.
    Abraço

    Curtir

    Publicado por Fernando Lantz | 1 de abril de 2011, 20:48
  10. Somente os desprovidos de conhecimento histórico podem recriminar esta bela homenagem feita a homens de bem, cheios de bons principios e patriotismo erigiram aos seu antecedentes.
    A dignidade dos patriotas gauchos seguida da medida altaneira de perdão de um Duque de Caxias justifica a obra erigida sem recursos públicos.
    COMEMORA APENAS O PROCEDIMENTO DE UMA EFEMERIDE REGIONAL DIGNA DE HOMENS LIVRES que engrandecem a nação brasileira e quem sabe serve de farol para a dignidade perdida pelo cidadão comum.

    Irm. Sergio Chemale Selistre

    Curtir

    Publicado por chemaselsergio chemale selistre | 19 de junho de 2011, 21:04
  11. Belo monumento, embora muitos não conheçam eá pré-conceitos, mas devemos lembrar uma fraze muito bonita do nosso hino gaucho ” Povo que não tem virtude acaba por ser escravo” parabéns a maçonaria por ter iniciativa de revolução gaucha e por lutar por ideais de Liberdade para a nossa terra querida! e viva ao Rio Grande do Sul Tchê.

    Curtir

    Publicado por Felipe | 16 de setembro de 2011, 01:20
  12. Sou arquiteto. Estudei história da arquitetura e da arte.

    Com todo respeito à ordem e valores maçons. Esse monumento está executado de maneira simplória e representa de maneira tosca e amadora às ordens arquitetônicas.

    As volutas, espirais aplicadas na coluna jônica estão completamente desporporcionais. Faltam alguns detalhes na coluna dórica e dá a entender que aquele parelelepípedo que está em cima dela faz parte da ordem. E qual o sentido de colunas que não sustentam nada? Não fariam mais sentido se elas suportassem algum tipo de arquitrave? Para arrematar, os desenhos na base da colher de pedreiro, martelo e cinzel parecem ter sido tirados de algum “clipart” do Word.

    Quem foi que projetou isso?
    Sinto muito, mas a aparência geral do monumento dá a entender que foi feita por amadores.

    Curtir

    Publicado por Bruno | 20 de dezembro de 2011, 18:21
  13. OLÁ! Li todos os comentários e sugiro à aqueles que escreveram sem conhecer o que é a MAÇONARIA, façam uma pesquisa de esclarecimento e aí então emitam suas opiniões.
    Ser MAÇOM é a melhor escolha que fiz em toda a minha vida; : É uma INSTITUIÇAO que tem por objetivo tornar feliz a Humanidade, pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela prática do bem(fazê-lo sem ver à quem)…………
    Isso me basta para ter honra em ser MAÇOM.
    Um abraço fraterno à todos e aproveito para parabenizar esta coluna que permite opiniões/sugestões………
    …………………………………………………..SEU CARMO – Carmo Souza.

    Curtir

    Publicado por CARMO SOUZA | 16 de fevereiro de 2012, 13:13
  14. Como se isso não bastasse, alguns símbolos normalmente usados pela Maçonaria estão também relacionados ao Satanismo e Bruxaria: o pentagrama invertido, o homem com cabeça de bode (Baphomet), o trapézio etc. O pentagrama invertido, às vezes, é combinado com a cabeça de bode (=selo de Baphomet) e aparecem em algumas Bíblias maçônicas. O interessante é que tal selo também é usado pela denominada “Igreja de Satã”, fundada em 1966, por Anton Szandor La Vey, não obstante – segundo dizem – La Vey desprezar a Maçonaria.

    Sobre o “selo de Baphomet”, escreve Giuseppe Ferrari[2]: “Símbolo desta seita é o chamado ‘selo de Baphomet’, ou seja, a cabeça de um bode dentro de um pentagrama invertido (estrela de cinco pontas ao contrário) inscrito num círculo; além disso, na extremidade de cada ponta ponta há cinco letras hebraicas, e tudo é encerrado por um outro círculo” (p. 18).

    Sabe-se, ainda, que as lojas maçônicas são providas de altares (logo, deve oferecer sacrifícios em alguma de suas cerimônias), rituais detalhadíssimos (dotados de suprema autoridade), seguramente protegidos dos olhares “profanos” (como eles chamam os não-maçons) e ceias/banquetes (também regidos por rituais próprios). Só Daniel Ligou, em seu “Dicionário Universal da Franco-Maçonaria”, recolheu mais de 150 ritos maçônicos, alguns deles incluindo fórmulas de magia, astrologia e iluminismo.

    Que se diga ainda que o próprio Schnoebelen admite (p. 168) a existência de Lojas originalmente ligadas ao Ocultismo, como seria a O.T.O.-Ordem dos Templários do Oriente (que foi presidida pelo maior satanista da História, Aleister Crowley) e o Rito do Paladium (que, segundo Domenico Margiotta, maçon do 33º grau, “é um rito necessariamente luciferiano”, visto que “a divindade é dupla e que Lúcifer é igual [e combate] a Adonai”).

    Daí o novo questionamento de Schnoebelen: “Como a Maçonaria pode ser uma representação dos ritos do templo de Salomão, quando a coisa toda está ‘orientada’ na direção errada? É um conceito semelhante ao da Missa Negra, onde todos os símbolos cristãos, como a cruz ou a oração do Pai-Nosso, são invertidos ou ditos de trás para a frente” (p. 220).

    Curtir

    Publicado por Marcio perjúrio | 9 de março de 2012, 20:00
  15. Embora, eu nao seja maçonico, tenho muito interesse em ser!
    pois nossos sonhos buscamos sempre alcançalos, ja voce meu amigo marcio perjurio, nao vejo o seu motivo de ficar pesquisando essas coisas na internet e vir dizer barabaridades sobre a maçonaria, eu com muito orgulho ainda quero ser convidado a ser maçom…
    peço as pessoas de bem, que ao invés de ficarem perdendo tempo falando mal de algumas coisas, ganhe seu tempo fazendo coisas que lhes deem algo!
    Grato!
    Douglas Oliveira

    Curtir

    Publicado por Douglas oliveira | 3 de abril de 2012, 04:21
  16. Sou Mineiro. E Maçom não há muito tempo. Hoje, por acaso, vi o brasão da República Rio Grandense repleto de simbolismo Maçônico. Fui pesquisar sobre o envolvimento da Ordem com a histórica e nobre rebelião gaúcha e ao ver que os seus idealizadores foram Maçons e que a revolução se iniciou dentro de uma Loja com registro em ata: me arrepiei. Descobrir que a busca pelos Ideais Maçônicos foram determinantes também neste episódio histórico só faz aumentar a admiração à Ordem e a responsabilidade em honrar este passado e a chancela que recebemos quando passamos a integrá-la. Fraterno abraço à todos. Ir. Tiago.

    Curtir

    Publicado por Tiago | 23 de abril de 2012, 20:49
  17. Estive em Porto Alegre no mês de abril, o Monumento é lindo demais. Meu filho foi quem logo observou. Parabéns a quem teve a ideia dessa construção demonstrando que o curso da história sob a égide do G.’.A.’.D.’.U.’. sempre estará justa em um mundo que a inversão dos valores são notórios. E que a caminhada para o bem sempre estará perfeita quando pedreiros livres estiverem desbastando a pedra bruta.
    Antônio Marcos Tourinho de Oliveira (nome histórico)
    Loja Clodomir Silva, 1477
    ORIENTE DE ARACAJU
    RITO ADONHIRAMITA.

    Curtir

    Publicado por Antônio Marcos Tourinho de Oliveria | 5 de maio de 2012, 00:51
  18. Nossa fraternidade esta de parabéns por receber um monumento como lembrança de do seu marco e história.
    Visto que em nossa terra existiu e existe homens livres e de bons costumes, levantando templos a virtude e cavando masmorras aos vícios.
    Que sejamos todos os Irms.´. e profanos abençoados pelo G.´.A.´.D.´.U.´. que tem sua sabedoria infinita em seu oriente eterno.

    Curtir

    Publicado por Paulo Ilha | 30 de maio de 2012, 10:58
  19. A maçonaria impediu a liberdade dos gauchos, e agora eles vem querendo colocar monumentos em nossas ruas? shao!!!

    Curtir

    Publicado por Nióbio | 9 de junho de 2012, 20:46
  20. Gostei muito do monumento creio q é importante para q as pessoas se interessem mais pela história destes q até nos dias de hje são tão mal vistos pelo povo em geral. Ao contrario de relatórios absurdos relatados até nessa página ser Maçom com sertesa é ser o tipo de peswsoa q gosta de fazer a diferenssa na sociedade com equilibrio,força,união e muito em prol da sociedade.Grandes lideres do passado e da atualidade em várias árias foram e são dessa denominação. Lamento ainda ter tanta desenformação sobre este grupo q muito nos marca d várias formas. Adoro os Maçons e admiro muito tudo q fazem em váriasv áreas como na medicina,na musica,no governo,nos grupos de escoteiros,na comunicação . Como podemos condenar pessoas q saolvam nossa História d várias formas ? a ignor^ncia é a melhor forma de um povo ficar escravo de um sistema escravo e manipulador. Espero q um dia as pessoasw reconhessam q o bem maior é a vida e por ela devemos ter conhecimentos verdadeiros dos fatos e nos unirmos mais. A união sempre fez a força em todos tempos. No lugar de criticas q lembramos todo dia q sem agua potável,sem ar puro,sem alimentos saudaveis a humanidade não sobreviverá. Ser maçom é ser forte e não seer manipulado d forma torpida como muitos d outras denominações são.

    Curtir

    Publicado por Indira Daitx | 8 de outubro de 2012, 18:37
  21. Onde se lê: ” o horário da inauguração foi a partir das 11 horas, quando o sol se encontra em zênite, projetando sua luz sobre todos, sem sombra”, peço a gentileza de fazerem uma correção quanto ao horário … a partir das 11 horas, mesmo sabendo-se que exatamente as 12 horas que o sol se encontra em zênite, projetando sua luz sobre todos, sem sombra.
    Novamente peço-lhes que alterem para que o nosso povo possa beber de uma fonte pura.

    Curtir

    Publicado por Luiz Clóvis Grassi | 24 de novembro de 2012, 20:38
  22. Saudações Cordiais! Com grata surpresa que hoje, dia 20 de agosto de 2013, casualmente (?) “Dia do Maçom”, tomei conhecimento da existência desta interessante obra de arte plena de simbolismo. Efetuava uma pesquisa histórica sobre a pessoa de meu bisavo paterno: FIRMO JOAQUIM LEITE DE ALMEIDA, imigrante portugues que veio a tornar-se um muito ilustre munícipe e que estabeleceu residência exatamente neste local à mais de cem anos. A sua moradia, um imponente sobrado com duas espaçosas varandas laterais, em estllo neo-clássico era ponto de referência na Porto Alegre do início do século XX, e conhecido como “Solar do Firmo”, permanecendo “em pé” até meados dos anos 1970. Então, após a constatação do Monumento, fiquei me perguntando: Teria sido meu bem sucedido bisavô também um Maçom? Informações serão benvindas. Paz e Bem!

    Curtir

    Publicado por Luiz Pasquali Almeida | 21 de agosto de 2013, 03:29
  23. Atos 4:12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
    O maior monumento de todos é o da Cruz de Cristo.

    Curtir

    Publicado por Cristão | 25 de novembro de 2016, 20:27

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Estatísticas do blog

  • 4.664.987 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: