Anúncios
Literatura

Um livro de nosso tempo

arendt

“Quando os russos se tornaram eslavos, quando os franceses assumiram o papel de comandante de mão-de-obra negra, quando os ingleses se tornaram ‘homens brancos’ do mesmo modo como, durante um certo período, todos os alemães se tornaram arianos, então essas mudanças significaram o fim do homem ocidental. Pois não importa o que digam os cientistas, a raça é, do ponto de vista político, não o começo da humanidade, mas seu fim, não a origem dos povos, mas o seu declínio, não o nascimento natural do homem, mas sua morte antinatural”.

Esta frase poderia ter sido escrita hoje, no tempo das cotas, das “ações afirmativas”, da “igualdade racial”, das “políticas compensatórias”, do orgulho negro, branco, rosa ou cinza. Mas é de 1949, dez anos depois de ver tudo aquilo ter-se transformado em realidade. Se alguém se sente em alerta ou preocupado, ótimo: é isso mesmo o que Hannah Arendt quis provocar quando publicou Origens do Totalitarismo (Companhia das Letras, 562 páginas,tradução de Roberto Raposo). A epígrafe do livro, de autoria de Karl Jaspers, é altamente elucidativa: “Não almejar nem os que passaram, nem os que virão: importa ser de seu próprio tempo”.

Origens do Totalitarismo é um livro do seu tempo e com as preocupações do seu tempo, mas serve perfeitamente como aviso e guia para aqueles que vieram depois dele – ou seja, nós. Poderíamos, se quiséssemos, ler a análise dos três epifenômenos do Mal presentes em nosso século – anti-semitismo, o imperialismo e o totalitarismo – como algo situado num passado longínquo, pré-Onu, pré-convenção de Genebra e pré-Direitos Humanos e, ao mesmo tempo, perigosamente próximo do mundo em que vivemos.

Poderíamos, claro, se quiséssemos ler mal. Porque o alerta de Hannah Arendt continua válido: Origens do totalitarismo é, definitivamente, um livro de nosso tempo.

Onde encontrar: (11) 3707 3500

www.ciadasletras.com.br

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: