Anúncios
Literatura

Relendo Pessoa

fernando_pessoa

Fernando Pessoa definiu a si mesmo como um “poeta animado pela filosofia”. Há quem diga que foi o maior filósofo de uma língua tão pobre em pensamento quanto a nossa, e isso pode ser aplicado tanto à filosofia propriamente dita quanto à poesia. A regra entre os poetas portugueses – e também entre os brasileiros – é a expressão de sentimentos primários, de amores mal-resolvidos, desejos não concretizados e paixões momentâneas que se esvaem com o tempo. É o “eu-te- gosto-tu-me-gosta”, de que falava Drummond. Os valores da civilização, o homem diante do cosmo e o próprio cosmo interessam apenas a uns poucos poetas, que não raro são tachados de “intelectualistas” e “difíceis” e não recebem, do público ou da crítica, o devido reconhecimento no momento em que surgem.

Pessoa é o exemplo paradigmático de tudo isso. Pouco publicou em vida; no único concurso de poesia de que participou, recebeu um prêmio de consolação, e não é preciso dizer que seu trabalho inscrito – o clássico Mensagem – era incomparavelmente superior ao do vencedor. Só nos anos 60 sua obra começou a receber análises sérias. Hoje, está entre os principais temas dos críticos portugueses e brasileiros. “Fernando Pessoa: almoxarifado de mitos”, de Carlos Felipe Moisés (Editora Escrituras, 228 páginas) é um claro exemplo disso. O livro é uma reunião de ensaios que, ressaltando o aspecto filosófico da obra de Pessoa, além de suas características esotéricas, contribuem para uma sempre fecunda releitura da obra. Um livro imprescindível para acadêmicos e fãs do poeta português.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline 😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,276,760 visitas
%d blogueiros gostam disto: