Anúncios
Literatura

Oficina de poesia

Ao abrirmos Artesanato de Poesia: fontes e correntes da poesia ocidental (Editora Companhia das Letras, 588 páginas) de Mário Faustino (1930-1962) talvez tenhamos a sensação de estar diante de uma enciclopédia ou de um dicionário. Explica-se: cada um dos textos que compõem o volume apresenta um poeta, com sua biografia, sua bibliografia, um estudo de sua obra devidamente contextualizado e a análise de um ou dois poemas. Ou seja, são muito semelhantes aos verbetes de enciclopédias de grande porte, como a Britannica ou a Mirador.

O tom é manifestamente didático. O objetivo de Faustino era ensinar poesia ao leitor, o que, aliás, já transparece pelo título da obra e fica ainda mais claro quando sabemos que os “verbetes” foram publicados não em revistas especializadas ou em periódicos acadêmicos – que praticamente inexistiam à época – mas sim num suplemento dominical do Jornal do Brasil. O foco era tanto o leitor descansado de domingo, disposto a estudar os clássicos, quanto o jovem aprendiz disposto a ingressar no Empíreo artístico. Por trás disso está a importância que Faustino conferia à poesia: encarava o fazer poético e a sua importância para a cultura e a própria civilização com aquele sentido de high seriousness de que falava Matthew Arnold. Um mau poeta, dizia o autor de “O Homem e a sua Hora”, degrada o idioma; por conseqüência, degrada a civilização.

Onde encontrar:

Companhia das Letras

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Oficina de poesia

  1. Querido, Celsinho.
    A página, visitou o passado e, quis ser presente-poesia. Honraste-me, jovem escritor, com tua gentil atenção e carinho.
    Muito obrigada!
    Abraço carinhoso
    Eliane Triska

    Curtir

    Publicado por Eliane Couto Triska | 16 de maio de 2010, 22:30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,803 visitas
%d blogueiros gostam disto: