Arte, Literatura

Dez anos sem Ernst Gombrich

 

Contamos em 2011 dez anos do falecimento do historiador da arte Ernst Gombrich. Austríaco de nascimento, filho de família judia, formou-se no sofisticadíssimo ambiente intelectual da Viena de começos do século XX, de onde saíram Sigmund Freud, Franz Kafka, Gustav Mahler, Carl Gustav Jung e muitos outros. Forçado a emigrar devido à perseguição nazista, estabeleceu-se na Inglaterra, onde construiu carreira acadêmica na Universidade de Londres e deixou vasta obra sobre seu tema preferido: a arte. A mais conhecida delas é História da Arte (LTC Editora, 688 páginas), publicada pela primeira vez em 1950 e contando 16 edições desde então.

Tomando A História da Arte hoje em mãos, custamos a crer que Gombrich o tenha planejado como um manual de introdução para jovens estudantes. Afinal, trata-se de um livro que faz parte da bibliografia básica de qualquer curso universitário sobre o tema. Podemos dizer que isto é um sintoma da decadência do gosto moderno, da infantilização do mundo, da queda do nível de exigência para o estudante universitário de hoje e, diante disto tudo,  um prenúncio do próprio fim da civilização ocidental. Ou podemos simplesmente reconhecer que Gombrich escreve com a clareza e a elegância que poucos conseguem imitar, fazendo-se entender por todos, do scholar mais exigente ao estudante mais iniciante. Eu escolho a segunda opção.

Onde encontrar:

www.grupogen.com.br

(11) 4506 4880

Discussão

Um comentário sobre “Dez anos sem Ernst Gombrich

  1. Mais uma obra-prima que preciso ler. Afinal, pelo que vi aqui, tem tudo a ver com as coisas que penso. Então, me consolo: não estou ficando louca considerando as coisas que penso… rs rs

    Curtir

    Publicado por Nélsinês | 17 de abril de 2011, 23:17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.716.494 visitas
%d blogueiros gostam disto: