Anúncios
Arte

Le Théâtre du Soleil em Canoas -Inesquecível

Não faz  muito tempo, assistia distraída à programação da televisão quando uma espécie de documentário me chamou atenção, me fez parar de apertar os botões do controle remoto. Relatava as experiências de um grupo de teatro francês e mostrava o local onde estava se instalou, qual seja o Bosque de Vincennes, na Cartoucherie – antiga fábrica de munição perto de Paris. Fiquei assistindo encantada ao relato do grupo e, ao final, o programa mostrou os artistas embarcando em uma van rumo ao aeroporto para viajar para o Brasil.  Lembro-me de ter ficado com uma pontinha de inveja, eis que imaginava que as apresentações seriam apenas no Rio ou São Paulo.

Quando ouvi a notícia de que o Théâtre du Soleil iria se apresentar em Canoas fiquei surpresa. Afinal, anos de baixa auto estima deixam sequelas. Imagina, Canoas receber um espetáculo desse nível. Com uma nova mentalidade, uma nova forma de encarar a cidade e seus habitantes, Canoas recebeu o Théâtre du Soleil e foi um sucesso.

Hoje à noite, Miss LouLou e eu, de posse dos dois preciosos ingressos conseguidos de última hora nos dirigimos ao Parque Eduardo Gomes para assistir ao que seria um inesquecível espetáculo teatral. E saímos dali quase quatro horas depois, com uma incrível vontade de assistir novamente aos Naúfragos do Louca Esperança. E ficaremos esperando ansiosamente pelo retorno do maravilhoso  Théâtre du Soleil.

O espetáculo é diferente de tudo o que se pode imaginar. É impossível descrevê-lo em palavras. Engana-se quem pensa que os vídeos postados no youtube são capazes de refletir a magia vivenciada por quem o assiste ao vivo. Não traduzem sequer uma pálida parte do que significa a experiência. Todos sobre o palco são, ao mesmo tempo, atores, assistentes de palco, iluminadores, músicos, acrobatas, em suma: multifuncionais. A neve provém de uma imensa peneira, erguida por dos cabos de aço e balançada quando a cena do filme produzido por Jean, um dos personagens principais, exige efeitos de tempestade. O vento é proporcionado por um ventilador, manuseado por um dos atores da peça, e seu efeito é potencializado por fios presos às vestimentas dos personagens e puxados, em ritmo de vento, por outros atores. A música, a iluminação, a legenda (em português) projetada sobre o cenário, tudo tecnicamente perfeito. Inexiste improviso. Cada parte, cada cena, mostra-se meticulosamente ensaiada, com sincronia perfeita entre as frases proferidas em francês e as legendas, em português, projetadas sobre o cenário.

Todavia, a técnica não se sobrepõe à magia. Por mais absolutamente ensaiado e sem nenhum reparo, “Os Náufragos do Boa Esperança”, ainda assim, consegue se destacar, principalmente, por seu despojamento, pela sensação de liberdade e magia que proporciona ao espectador. Definitivamente inesquecível.

 Atores se preparando à vista do público

Personagem parado na entrada do publico parecendo um recepcionista.Sensacional

Inesquecíveis personagens

Ariane Mnouchkine entre os atores recebendo o reconhecimento do público

Anúncios

Sobre Yassmine Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol nasceu em Porto Alegre em 30 de maio de 1984. Graduada em Direito em 2011 pela Uniritter. Pós graduada em Direito do Consumidor pela Ufrgs (2014). Cursou Artes Visuais na Ufrgs.Atualmente cursa Pós Graduação em Direito Processual Civil na Uniritter e mestrado em Direito no Unilasalle. Yassmine gosta de jogar futebol e de correr. Pintora e desenhista, acompanha futebol, filmes, seriados, música e tênis. No Perspectiva Onlina, escreve sobre tudo isso e muito mais.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Estatísticas do blog

  • 4.612.223 visitas
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: