Anúncios
Esportes

A entrevista que não fiz

Um dos meus entrevistados  falou-me, em off, das suas impressões dos Grenais no Olímpico dos anos 60, que acompanhava no lado colorado. Naquela época, o alto-falante do estádio anunciava a equipe da casa com um altissonante “Senhoras e senhores, boa tarde. Saudações ao Grêmio Portoalegrense”, seguido pelos retumbantes acordes iniciais do hino do clube, ao som do qual entrava a equipe. Disse-me então o entrevistado que, com este ambiente, quando os colorados viam o goleiro Alberto puxar a fila dos jogadores e entrar com seu uniforme escuro, cabelo impecavelmente arrumado e ar de general romano, o Grêmio começava ganhando por um a zero.

Talvez meu entrevistado não estivesse exagerando. A julgar pela quantidade de títulos que o Tricolor conquistou naquela década (12 campeonatos gaúchos em 13 disputados) é bem provável que o moral dos colorados fosse seriamente afetado pela figura imponente do goleiro natural de Canoas, onde iniciou sua carreira jogando pelo Oriente. E não apenas por ela: Alberto foi um dos melhores goleiros brasileiros de sua geração, chegou à seleção brasileira e foi cotado para ir à Copa de 1970. No Grêmio,  fez parte de um dos maiores esquadrões da história do clube, formado por ele, Altemir, Aírton Pavilhão, Ari Hercílio (ou Áureo) e Everaldo (ou Ortunho); Cléo e Sergio Lopes; João Severiano,  Paulo Lumumba, Alcindo e Volmir, comandado pelo lendário Carlos Froner. O Grêmio de Alberto tinha poucos adversários no Brasil e somente um verdadeiramente superior a ele, o Santos de Pelé , que não conta por estar acima dos demais.

Por três vezes tentei contatar Alberto para uma entrevista. Nas três vezes, conversamos. Nas três, o encontro não foi possível, apesar da excelente disposição e da boa vontade do ex-goleiro. Conversei

No último dia 16 de novembro, Alberto nos deixou. Lamentei como gremista, como apreciador do futebol, como admirador do grande ídolo Alberto, do nosso Alberto, nosso conterrâneo, que, como poucos, merecia ter sido entrevistado para deixar sua mensagem para a historia.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,313,046 visitas
%d blogueiros gostam disto: