Anúncios
Sem categoria

Max Weber e o jornalismo

O trabalho jornalístico de Max Weber é raramente enfatizado quando se fala de sua carreira intelectual. E foi um trabalho longo, que antecede a sua própria carreira acadêmica.

Na juventude, Weber trabalhou na “Chronik der Chrislichen Welt” como colunista e foi um dos editores do “Evangelisch-soziale Zeitfragen”, ambas publicações de inspiração cristã evangélica. Anos depois, foi um dos fundadores do jornal “Die Zeit” e colunista político do popularíssimo Frankfurter Zeitung, onde abordou temas políticos e culturais com impressionante vigor, inclusive atacando o Kaiser, o que rendeu aos editores várias dores de cabeça com os censores. Ainda contribuiu com outros periodicos de Berlim e Munique, todos de inspiração liberal-democrática.

Em seus artigos Weber abordou, com a profundidade de sempre, a atuação do kaiser, do chanceler, de figuras políticas, dos militares, da burocracia, partidos políticos e outros temas com os quais tinha intimidade. Chegou a se tornar uma figura célebre por suas análises penetrantes e independentes, que motivavam muitas polêmicas nos veículos onde escrevia. Acima de tudo, Weber tinha um imenso respeito pela atividade que desempenhava, a par de sua vida acadêmica: via o melhor jornalista político – que resiste ao poder dos anunciantes, dos lobbies dos partidos, da própria redação onde trabalhava – como uma espécie de missionário.

Sobre a profissão, disse:

“Nem todos compreendem que o trabalho jornalístico exige pelo menos tanto `gênio’ quanto o trabalho intelectual, especialmente devido à necessidade de produzir imediatamente, e por `encomenda’ e devido à exigência de ser eficiente (…)

Raramente as pessoas dão-se conta que a responsabilidade dos jornalistas é, na verdade, muito maior do que a dos intelectuais”.

Um elogio do maior cientista social do século XX que deixamos, neste 7 de abril, a todos os jornalistas que celebram sua data.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,823 visitas
%d blogueiros gostam disto: