Anúncios
Literatura

Eduardo Galeano: sem passaporte pelos caminhos do pampa

11148878_834415519939721_432888622_nAcabo de receber a notícia: Eduardo Galeano faleceu nesta manhã, em Montevidéu, aos 74 anos.

Autor de “Memórias do Fogo”, “Futebol ao sol e à sombra” e o conhecidíssimo “Veias abertas da América Latina”, Galeano foi um escritor muito lido em nosso continente. E, no meu entender, também muito mal entendido.

Suas opções políticas às vezes constituíram um obstáculo para a apreciação de seu talento literário. Falou-se mais do Galeano militante esquerdista que do escritor e jornalista, o que ergueu barreiras entre ele e o público dos dois extremos do espectro político. Grande parte de seus admiradores e de seus detratores erraram juntos nesse ponto: os primeiros ao lerem-no por motivos ideológicos; os outros, por deixarem de lê-lo pela mesma razão.

Os dois perderam, cada um a seu modo.

Galeano tinha um grande tema, que ele chamaria de “obsessão”: o passado da América Latina. E abordou-o com um estilo próprio, colorido, criador de imagens poderosas, meio barroco, fortemente calcado na tradição da prosa de língua espanhola. O que para nós, brasileiros, é um atrativo a mais.

Foram muitos os brasileiros que conheceram a América Latina em sua profundidade através dos livros de Galeano.

Foram muitos os que passaram a ler, entender e amar o futebol a partir de suas crônicas.

Galeano, que falava português quase como um gaúcho de Livramento ou de Uruguaiana, era amante do Brasil e amigo dos brasileiros. Nasceu e foi criado no Uruguai, centro geográfico e cultural do pampa, aquele território transnacional que une todas as nações do Cone Sul da América e cuja travessia, como cantou seu amigo Dante Ramon Ledesma, não deveria exigir passaporte. Talvez por isso tenha-se feito latinoamericano antes dos outros, em plena era das ditaduras nacionalistas no continente.

Quando Galeano começou a escrever, era preciso apresentar passaportes para atravessar o pampa.

Hoje, não mais.

Ouso pensar que sua obra teve algo a ver com isso.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: