Anúncios
Esportes

Um craque brasileiro na Argentina: 80 anos de Delém

O Brasil, como se sabe, sempre foi um grande importador de jogadores argentinos. Nossos clubes sempre estiveram recheados de nomes do país vizinho, desde os desconhecidos jogadores do interior até craques como Sorin, Tevez, Fillol e muitos outros.

Já os clubes do outro lado do Rio Uruguai , por uma série de razões sobretudo econômicas, nunca mostraram o mesmo apetite pelos nossos grandes jogadores.

Uma das exceções foi um craque bem pouco conhecido aqui no Brasil, mas ídolo máximo no River Plate: Delém.

Hoje Delém, nascido  Vladem Lázaro Ruiz Quevedo a 15 de abril de 1935 e morto a 28 de março de 2007, completaria 80 anos. Revelado pelo Grêmio, jogaria ainda no Vasco da Gama até ser contratado pelos Millonarios, onde virou ídolo com seu futebol cerebral e elegante na meia cancha. Depois de se aposentar, trabalhou por alguns anos como técnico e assessor técnico até fixar-se como coordenador das categorias de base do River Plate, onde foi responsável direto pela revelação de craques como Ortega, Saviola, Aimar, Mascherano, D’Alessandro e muitos outros.

Delém disputou 98 partidas pelo Millonario e marcou 35 gols. Um dos momentos mais curiosos de sua passagem foi durante um Boca x River que definiria o campeonato argentino de 1962: o goleiro boquense, Roma, adiantou-se claramente na cobrança, levando os jogadores do River ao desespero. Delém foi reclamar com o árbitro do jogo, que lhe teria respondido:

“Un penal bien pateado es gol seguro, así que no proteste”.

Hoje, justo no dia de seu nascimento, o River Plate está mais uma vez na marca penal: joga a vida nesta Libertadores contra o San José, da Bolívia, em casa. Jogo que o Blog Perspectiva acompanhará pelo twitter, minuto a minuto, a partir das 19 horas e 30 minutos..

PS em 16 de maio de 2015: Adicionamos vídeo da ESPN onde o craque Delém foi entrevistado em 1998 para o programa “histórias do Esporte”.  http://espn.uol.com.br/video/510081_historia-do-brasileiro-delem-e-prova-de-que-boca-x-river-nao-e-apenas-confusao-conheca?utm_content=bufferbc751&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “Um craque brasileiro na Argentina: 80 anos de Delém

  1. Por conta desse pênalti, diz a lenda, ele teria sido demitido das categorias de base do River por José María Aguilar (sim, o presidente que pilhou o clube em processo que culminou com o rebaixamento).

    Mas a hipótese mais crível fala em loteamento da cantera do River por empresários, os gulosos de sempre…

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 15 de abril de 2015, 19:37
    • Obrigado pela contribuição, Diogo. Não sabia desse detalhe.
      Felizmente, entre os torcedores do River a imagem de Delém segue intacta. Todos com os quais conversei o têm em altissima conta.
      No fundo, é isso que importa.
      Abraço.

      Curtir

      Publicado por Celso | 15 de abril de 2015, 22:37

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Dia de Lincoln, dia de homenagens « PERSPECTIVA - 16 de abril de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline 😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,276,760 visitas
%d blogueiros gostam disto: