Mundo pop

20 anos de “Father Ted”

No dia 21 de abril de 1995 “Father Ted” estreava na televisão irlandesa. Em breve ganharia os lares dos vizinhos britânicos e do resto do mundo de língua inglesa, tornando-se objeto de culto em vários países. No Brasil, foi transmitido na mesma época pelo Multishow, canal que cumpriu então importante papel de divulgação de séries de TV, sobretudo de humor, num mundo ainda sem Youtube e sem torrents.

“Father Ted” trata da vida de três padres católicos baseados numa das fictícias Ilhas Craggy, no extremo oeste da Irlanda: padre Ted Crilly, o responsável pela paróquia, auxiliado pelo ingênuo e simplório padre Dougal McGuire e pelo bêbado, desbocado e mulherengo padre Hackett. “Auxiliado” é um exagero: McGuire e Hackett muito ajudam quando não atrapalham e no fim das contas é sempre Ted quem precisa resolver os problemas que ocorrem por ali. A região, isoladíssima, pouco povoada, pobre e muito religiosa (provavelmente inspirada nas Ilhas Aran, localizadas ali na região e imortalizadas nos romances de Liam O’Flahertie), é quase um exílio forçado, e os três não estão lá por acaso: Ted foi “convidado” a ir para lá por conta de certos problemas com apostas, Dougal por um inexplicado problema chamado “incidente de Blackrock” e Hackettt por razões óbvias. Além deles vive ali Mrs. Doyle, a secretária da paroquia, provavelmente a pessoa mais séria do local.

A série durou até 1998, mas segue sendo veiculada na TV britânica e irlandesa. No Brasil, até onde sei, nunca mais foi retransmitida depois daquele curto período nos anos 90. Deixamos aqui um episódio, legendado em espanhol, para que se tenha uma ideia do peculiar humor dos irlandeses:

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.724.467 visitas
%d blogueiros gostam disto: