Anúncios
Sem categoria

A vida exemplar de Eric Voegelin

Quem tem uma avó, uma tia ou até uma mãe em idade mais avançada com certeza conhece aqueles livrinhos de vida de santos. São muitas vezes as únicas leituras destas senhoras, que talvez nunca tenham tocado em um simples romance em toda a vidas. E nunca tocaram não porque lhes tenha faltado tempo ou dinheiro para comprá-los: não tocaram porque não viram razões para saber de algo que não aconteceu. Queriam saber de uma vida da qual pudesse tirar algum aprendizado, da qual pudessem tirar exemplos – uma vida exemplar. Como a vida dos santos.

Estas vidas exemplares já não são tão populares. A maioria nem crê que uma biografia possa ter um sentido prescritivo, uma orientação para a vida dos outros – até porque, para muitas dessas pessoas, nem existem prescrições, orientações ou valores para serem passados. As modernas biografias são pouco mais do que passatempos e talvez por isso o filósofo e sociólogo austro-americano Eric Voegelin tenha tido o cuidado de chamar a sua de “Reflexões autobiográficas” (É Realizações, 192 páginas, tradução de Maria Inês de Carvalho).

E fez bem em evitar a confusão. Porque a autobiografia deste grande pensador, autor de A Nova Ciência da Política e do monumental Order and History, não é mera reunião de fatos marcantes: é um belo e absolutamente necessário testemunho de uma existência voltada para o saber e orientada por sólidos princípios que nem a violência da perseguição nazista foi capaz de abalar.

Para quem tem hoje os recursos ilimitados das comunicações, as garantias da democracia liberal e as certezas históricas acerca da barbárie, estas “Reflexões Autobiográficas” são um poderoso estimulante vindo de alguém que, privado de todas as facilidades desde a juventude, jamais deixou de lado uma vida que ele teria todos os motivos do mundo para abandonar. E, ao mesmo tempo, envergonham profundamente aqueles que, no mundo de hoje, ainda ousam acusar sintomas de preguiça intelectual.

Sem ser abertamente prescritiva, a biografia de Eric Voegelin é, para todos os verdadeiros estudantes, tão exemplar quanto eram as dos santos para as nossas tias e avós.

Onde encontrar:

http://www.erealizacoes.com.br

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,313,315 visitas
%d blogueiros gostam disto: