Anúncios
Opinião

Sobre banheiros e civilização

O nível de civilização de uma sociedade pode ser medido através de diversos fatores. E arrisco-me a acrescentar um item que deveria integrar  este rol:a importância dada a necessidade básica de utilização de sanitários.

Por que me veio essa reflexão?

Ao assistir ao jogo do Rafael Nadal no torneio de tênis Roland Garros, lembrei-me de episódio ocorrido em fevereiro de 2015, quando o grande tenista espanhol arriscou-se a participar de torneio aqui nos trópicos, o Rio Open. Durante  partida, sobreveio a necessidade de utilizar banheiro, o que é natural e absolutamente previsível.Pois pasmem, não havia vestiário  na quadra central.Nadal precisou utilizar uma van para deslocar-se até os banheiros químicos situados fora da quadra.
Certamente o tenista espanhol encarou a situação da forma constrangedoramente condescendente, a qual já nos habituamos, como se já fosse de se esperar esse tipo de situação no terceiro mundo. Nem reclamou, mas não tem intenção de voltar a disputar o Rio Open.

nadal-acena-para-o-publico-apos-vencer-bellucci-no-rio-open-1424225347629_956x500

A organização do Rio Open pretendeu atingir Rafael Nadal com ausência dos sanitários na quadra? Certamente não. A organização do Rio Open age como é praxe por aqui. Esse quesito é de segunda importância.  A questão do uso de sanitários em condições  não integra a prioridade dos organizadores de eventos. Isso poderia ser explicado pela ânsia de lucros maiores. No entanto, parece-me que essa omissão não causa a repulsa que deveria causar no público consumidor. Via de regra, é aceito como algo normal a ausência de banheiros que não atentem contra a dignidade da pessoa.

Acredito que isso diz muito sobre nosso  grau de civilização.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline 😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,276,976 visitas
%d blogueiros gostam disto: