Anúncios
Esportes

As prisões na FIFA e a pobreza do futebol sul-americano

A surpreendente operação liderada pela polícia suíça, em trabalho de investigação conjunto do FBI e Departamento de Justiça dos Estados Unidos, levou à prisão sete dirigentes ligados à FIFA, sob acusação de corrupção nos últimos 20 anos e contratos de competições e entidades ligados, inclusive, à Copa do Mundo. Dentre os suspeitos de crimes, estão o ex-presidente e atual vice-presidente da CBF, o todo poderoso José Maria Marin, o histórico presidente da Conmebol Nicolas Leóz, o ex-presidente da Federação Uruguaia Eugenio Figueiredo e Rafael Esquivel, presidente da Federação de futebol da Venezuela.

O envolvimento dos líderes de federação latino-americanas foi maciço e sintomático, e ajuda a explicar a pobreza do futebol na região verificada nas ligas nacionais e nos torneios continentais. As entidades responsáveis por fomentar e desenvolver o esporte estão imersas em denúncias de corrupção. A Copa Libertadores da América, menina dos olhos do futebol sul-americano, é comandada e organizada pelo Conmebol, presidida por 27 anos por Nicolas Leóz, um dos investigados na ação de hoje e que jamais primou pela transparência nas competições organizadas pela entidade: a confederação sequer disponibiliza os borderôs das partidas e os valores recebidos por direitos de transmissão e imagem do torneio para repassar aos clubes. A UEFA, responsável pela promoção e realização do maior torneio de clubes do mundo, a UEFA Champions League, dá amplo acesso e divulgação dos percentuais recebidos pela entidade e distribuídos aos clubes. A Copa Libertadores distribui 5 milhões de dólares ao seu vencedor. Já na UEFA Champions League, apenas pela participação na primeira fase do torneio, cada clube recebe 11 milhões de dólares. O campeão fica com 60 milhões de dólares.

O exemplo dado pelos dirigentes das mais altas cúpulas de futebol dos países acaba servindo de referência para todos os que estão abaixo na hierarquia do futebol. A federação local, o presidente de clube ou o diretor de futebol remunerado que faz acordos com empresários para agenciar e colocar seus jogadores nos clubes recebendo vantagens em troca: todos eles têm em comum o exemplo negativo que vem de cima.

Não conheço as razões específicas que levaram à prisão e investigação destes grandes cardeais do futebol ou se existe alguma motivação política por trás das mesmas, o que talvez possa até se presumir. No entanto, é importante constatar que existe – e sempre existiu – uma explicação mais aprofundada a respeito das mazelas da estrutura e do futebol sul-americano, há décadas sendo tratado como palco para negócios escusos. A mediocrização das confederações se mostra proposital: a dificuldade em se obter informações e a ausência de transparência ajudam na manutenção do status quo, perpetuando no poder aqueles que dele se locupletam.

A prisão de José Maria Marín e as suspeitas de atos ilícitos por ele cometidos desmoralizam o futebol brasileiro e a CBF, que há menos de um ano foi citada por Carlos Alberto Parreira como “Exemplo, o Brasil que deu certo”. O ex-treinador tetracampeão, empregado de José Maria Marin à época foi generoso demais na análise. A CBF, a Conmebol e as demais confederações sul-americanas, cúmplices na pobreza e desvalorização do futebol local, não servem de exemplo ou modelo de gestão a ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,803 visitas
%d blogueiros gostam disto: