Anúncios
Literatura, Livros

Juan Carlos Onetti

No dia 30 de maio de 1994 – há vinte e um anos, portanto -, perdíamos uma das mais talentosas figuras da literatura latinoamericana do século XX:  Juan Carlos Onetti.

Uma figura talentosa e menos apreciada do que deveria. Autor a ser colocado na mesma prateleira de García Márquez, Vargas Llosa ou Alejo Carpentier, Onetti não triunfou na Europa como eles. Isto se deve, em parte, ao fato de sua obra não trazer uma das marcas mais apreciadas em um escritor deste hemisfério: o exotismo. Em Onetti, não encontramos vilarejos perdidos em florestas, índios conduzindo lhamas, pirotecnias lingüísticas, tambores e roupas coloridas. Suas histórias se passam em centros urbanos – em especial na fictícia Santa Maria -, com personagens urbanos e problemas urbanos, cenário muito pouco atrativo para um leitor do Primeiro Mundo entediado com a vida e sequioso de aventuras na selva. Assim como Kafka e Tchekhov, ele é introspectivo, descreve pouco e não gosta de colorido. Talvez os europeus o tenham achado europeu demais.

Ainda que Onetti deva importância e reconhecimento sobretudo aos seus romances – em especial O Poço e A vida breve – ele foi também um contista admirável, como podemos conferir nos Contos Completos publicados pela Companhia das Letras (tradução de Josely Vianna Baptista, 448 páginas, R$ 42). São 47 histórias por onde desfilam personagens solitários, desiludidos com a vida, perdidos em um mundo que não compreendem e para o qual só há saída na evasão e no sonho, imediatamente despedaçados quando confrontados com a dura realidade.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,312,449 visitas
%d blogueiros gostam disto: