Anúncios
Literatura, Livros

Cinco séculos de Santa Teresa D’Ávila

No seu ensaio “Defesa do teólogo frente ao místico”, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset diferenciava os dois da seguinte maneira: enquanto a função do teólogo era falar sobre Deus, a do místico era calar-se sobre o mesmo assunto. Vem daí a dificuldade em compreender muitos dos escritos dos grandes mestres da mística: extasiados diante da presença iluminada do Absoluto, têm grandes dificuldades em traduzir suas divinas impressões na língua dos homens. Ela, como os prisioneiros da caverna de Platão, nem sempre pode suportar tanta luz.

O interessante é que uma objeção muito pertinente à definição de Ortega pode ser encontrada justamente em sua terra natal:  é Santa Teresa D´Avila. Ninguém ignora que se trata de um dos maiores nomes da mística cristã, e, ao mesmo tempo, ninguém negará o seu posto privilegiado dentro da literatura espanhola, capaz de discorrer sobre problemas internos do convento das carmelitas descalças com a mesma clareza e sensibilidade com que discorria sobre o Divino.

Neste 2015 celebramos os cinco séculos de seu nascimento, em Gotarrendura, nas proximidades de Ávila, na meseta castelhana. Excelente momento, portanto, para esta nova edição em português de As moradas do castelo interior (É Realizações, 256 páginas), o livro mais importante de Santa Teresa. Aqui ela divide a alma humana em sete moradas: nas três primeiras, as almas ainda estão impregnadas do espírito de mundo. Na quarta, a mundanidade dá lugar à ascese, e, na quinta, a união com a divindade começa a se completar. Na sexta morada, os sentidos já não respodem, e, na sétima, inicia-se o matrimônio espiritual, o “êxtase doloroso” que a alma sente ao unir-se com o Criador. Tudo isso elaborado em uma das mais belas prosas do barroco espanhol, que a tradução de Antonio Fernando Borges – talentoso romancista carioca, autor dos ótimos “Memorial de Buenos Aires” e “Que fim levou Brodie?” – mantém plenamente.

 Onde encontrar:

http://www.erealizacoes.com.br

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

O nome é Yassmine, o sobrenome é... 😊😊 Falando um pouco sobre (contra o) marketing infantil durante o #IACL , evento incrível que ocorreu na Faculdade de Direito da #UFRGS. #workinprogress #watercolor 😊 🌞🌞 #skyline

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,279,071 visitas
%d blogueiros gostam disto: