Ciências Humanas, Livros

Nova edição de “Monções”, de Sérgio Buarque de Holanda

13522_gg

“Monções” marca um momento de transição na carreira intelectual de Sérgio Buarque de Holanda. Publicado em 1945 – nove anos após o clássico “Raízes do Brasil”- , ali o jovem ensaísta, jornalista e crítico literário dos anos 20, 30 e começo dos 40 começa a dar lugar ao historiador e acadêmico, autor de obras como “Caminhos e Fronteiras”, de 1957, e o seu favorito “Visão do Paraíso”, de 1959, e se consolidará como um dos principais nomes da intelectualidade brasileira no século XX.

E um historiador com formação vasta e variada: no processo de elaboração de “Monções” Sérgio Buarque ingressou nos domínios da etnologia, da antropologia e de outras disciplinas vizinhas, a fim de estudar o tema da mobilidade dos paulistas pelas bacias fluviais do centro e Sul da América – as “monções” – sob o ponto de vista da cultura material. Realizadas em rudes canoas e enfrentando obstáculos de todo tipo, as monções foram um elemento essencial para integrar as regiões interiores do território brasileiro aos principais centros de civilização mais próximos à costa.

Em lembrança pelos 70 anos do lançamento da obra, a Companhia das Letras patrocinou um notável trabalho de republicação sob o comando de Laura de Mello e Souza e André Sekkel Cerqueira. Uma edição especial para um livro especial, que seu autor submeteu a um longo processo de reescritura e releitura.

Para compreender como se deu este trabalho, devemos primeiro lançar um olhar sobre as edições anteriores de “Monções”. A segunda edição, de 1976, é idêntica à primeira e traz um prefácio onde Sérgio Buarque já apontava que caminhos seguia em seus estudos sobre a mobilidade paulista no ciclo aurífero. A esta edição seguiu-se uma terceira, de 1990, publicada após a morte do autor, que incluía, além do livro original, um apêndice com três capítulos reescritos e aumentados.

Esta quarta edição que agora se publica vem numa caixa contendo dois livros. O primeiro é o original, “Monções”, tal como foi publicado pela primeira vez. O segundo é “Capítulos da Expansão Paulista” –  título explicitamente baseado na obra de Capistrano de Abreu, “Capítulos de História Colonial” – e é composto pela reunião de dois trabalhos: um é “O Extremo Oeste” ,livro póstumo de 1986 que retoma o tema da expansão paulista pelo interior do país e reaproveita boa parte dos estudos que geraram “Monções” (incluindo aí passagens da obra); e o outro são os capítulos reescritos publicados na edição de 1990.

Este material reunido é testemunho da grande aventura intelectual de Sérgio Buarque pelos sertões do oeste brasileiro, cujos resultados estão presentes em vários de seus escritos. E que ainda podem animar novos estudos.

Deixamos aqui um trecho da obra:

“Vencida porém a escabrosidade da Serra do Mar, sobretudo na região de Piratininga, a paisagem colonial já toma um colorido diferente. Não existe aqui a coesão externa, o equilíbrio aparente, embora muitas vezes fictício, dos núcleos formados no litoral nordestino, nas terras do massapê gordo, onde a riqueza agrária pode exprimir-se na sólida habitação do senhor do engenho. A sociedade, constituída no planalto da capitania de Martim Afonso, mantém-se, por longo tempo ainda, numa situação de instabilidade ou de imaturidade, que deixa margem ao maior intercurso dos adventícios com a população nativa. Sua vocação estaria no caminho, que convida ao movimento; não na grande propriedade rural, que cria indivíduos sedentários.”

*               *               *               *

MONÇÕES, de Sérgio Buarque de Holanda 

EDITORA: Companhia das Letras

Nº DE PÁGINAS: 194 (“Monções”) e 396 (“Capítulos da Expansão Paulista”)

PREÇO: R$ 92,00

ONDE ENCONTRAR: http://www.companhiadasletras.com.br

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Livros | PERSPECTIVA ONLINE - 29 de junho de 2015

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,116,638 visitas
%d blogueiros gostam disto: