Anúncios
Livros

O cristianismo, segundo Kautsky

Confesso: quando tomei A Origem do Cristianismo, de Karl Kaustky (Editora Civilização Brasileira, 560 páginas) nas mãos pela primeira vez, pensei estar diante de um descendente direto dos mais velhos e requentados clichês marxistas acerca da religião. Esperava, já conformado, alguma palavra de ordem, algum reducionismo, algum discurso batido. Meu preconceito tinha como alvo o autor: tratava-se de Karl Kautsky, um dos maiores nomes do pensamento marxista do século XX, homem, segundo dizem, capaz de citar qualquer passagem de Marx de memória, amigo de Engels e combatente feroz de tudo o que julgava ser heterodoxia, do leninismo à social-democracia. Um verdadeiro soldado da causa operária – e, como todos os melhores soldados, inteiramente devotado ao ideal que defende.

Enganei-me. A Origem do Cristianismo é um excelente exemplo daquilo que Marco Lucchesi denominou certa vez de “alto marxismo”, aquele oposto às simplificações grosseiras – o “marxismo vulgar” de que falava Lukács – que, desde a época do próprio Marx, têm-se verificado entre seus seguidores. Kautsky procede como bom marxista: analisa das condições sociais e econômicas da Palestina do século I, de onde emergiu o cristianismo com força cultural e civilizatória, e apresenta Jesus como um revolucionário, levantando a tese de que Pilatos talvez o tivesse considerado um zelote (grupo revolucionário anti-dominação romana na Palestina). Kautsky lança ainda outras hipóteses, como a de que Jesus teria sido influenciado pelos essênios, idéia que ganharia força décadas depois da edição do livro, com a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. Uma obra que ultrapassa convicções ideológicas, partidos políticos e preconceitos – como os deste articulista.

Onde encontrar:

www.record.com.br

(21) 2585 2000

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Livros | PERSPECTIVA ONLINE - 29 de junho de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,313,046 visitas
%d blogueiros gostam disto: