Anúncios
Sem categoria

O nome do jogo

onomedojogo00011.jpg

Certa vez, perguntaram a um conhe­cido autor se sua condição de judeu era algo determinante em sua obra. Sua res­posta foi: “eu não sou um escritor judeu, sou um judeu que escreve”. A consciência de pertencer à raça de Moisés e Franz Kafka não limita o cenário de suas obras ao ambiente judaico onde o escritor foi criado. O judaísmo, como qualquer outro “ismo”, é, em literatura, melhor representado pelo sentimento profundo que o povo judeu carrega com sua re­ligião, sua relação especial com seu Deus e sua tradição emigrante, que pode dar vazão a uma história num lugar qualquer, com um povo qualquer.

O caso do quadrinista Will Eisner é em­blemático. A maioria das obras o autor de “Spirit” não tem rabinos, não se passa nos guetos e não tem pogroms, mas a amarga ironia e a solidão de quem viveu em guetos, enfrentou pogroms e só teve a palavra sábia do rabino para se refugiar estão presentes em muitas de suas histórias. Essa marca de experiência humana é tão forte que, mesmo quando os personagens e o cenário são judaicos, como neste O Nome do Jogo (Devir Livraria, 168 páginas), não notamos diferença significativa das outras obras de Eisner. Quando lemos a triste história das famílias Ober, Kayn e Arnheim, obcecadas pelo status e pelo ascensão social e corroídas pela ganância e pela inveja, reconhecemos os mesmos traços presentes em Avenida Dropsie, O Último Dia No Vietnã ou Um Contrato com Deus, obras tão profundamente judaicas e ao mesmo tempo – e por isso mesmo – tão universais quanto esta.

Onde encontrar:

www.devir.com.br

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats O nome é Yassmine, o sobrenome é...

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,288,163 visitas
%d blogueiros gostam disto: