Anúncios
Games, Videogames

Xbox vs Xbox 360 vs Xbox One: comparação e diferenças entre controles

Em sua terceira geração de consoles, a marca Xbox já está consolidada no mundo do entretenimento como um dos grandes sinônimos de videogame da atualidade. A história de um videogame começa a ser escrita pelo item que melhor o caracteriza: o controle (ou joystick para alguns), símbolo icônico da interação entre o ser humano e a máquina de jogos.

Reconhecido pela excelência de seus controles, o Xbox teve em seu primeiro console um modelo malfadado e polêmico antes de lançar um joystick que agradou à comunidade gamer. Chamado de “Fat controller”, o controle tinha tamanho descomunal até mesmo para pessoas com mãos maiores, e um posicionamento de botões desconfortável ao jogo. O modelo foi descontinuado para dar lugar ao modelo “S”.

xboxfat1

Controle “fat”, do primeiro Xbox – foto retirada do site community.futuremark.com

xboxfat

Comparação entre o modelo “fat” e modelo “S”, do primeiro Xbox. Foto retirada do site community.futuremark.com

O modelo “S” possuía uma distribuição de botões peculiar: os botões “back” e “start” ficavam junto ao punho esquerdo, enquanto os botões “white” e “black” eram posicionados junto ao punho direito. O primeiro Xbox foi o único console que recebeu controle com esta distribuição de botões, que foram excluídos nas versões que sucederam nos demais videogames Xbox.

Muito confortável para o jogo, o controle tinha alguns problemas. A durabilidade não era seu forte: os analógicos descascavam facilmente e os gatilhos L e R passavam a ranger com o passar do tempo. O fio do controle (na época, a tecnologia wireless para os controles era algo que recém começava) também estragava com facilidade, causando problemas de mau contato para quem fosse jogar.

xbox1fio

A junção do fio com o controle causou problemas aos jogadores do primeiro Xbox

Aliás, sobre o fio do controle, uma interessante novidade foi criada no modelo: pesadelo de todos que jogavam videogame em salas ou locais com circulação de pessoas em frente à TV, os tropeços no fio com queda do videogame ou controle foram minimizados graças a uma simples e eficaz novidade: antes da conexão junto à porta de entrada no console havia um sistema de plug, que soltava com mais facilidade quando esticado. Muitos acidentes foram evitados.

xboxplug1

O plug na ponta do fio

closexbox1

O modelo “S”, versão definitiva de controle do primeiro Xbox

No lançamento do Xbox 360, a Microsoft adotou a tecnologia wireless como padrão. O resultado foi muito bom: o controle respondia aos movimentos perfeitamente. Um pouco menor do que seu antecessor e muito confortável, é quase unanimidade dentre os jogadores.

xbox1exbox360

Os controles lado a lado: o modelo do primeiro Xbox era ligeiramente maior

O modelo incluiu, substituiu e realocou botões do controle do Xbox original.  LB e RB substituíram “black” e “white” e os botões de inicialização foram para o centro do manete, junto de uma das maiores novidades: a função Painel Xbox, no formato da logomarca do videogame, que informava por cores localizadas quem era o jogador 1, 2, 3 ou 4 e possibilitava interagir com os recursos multimídia e online do Xbox.

closexbox360

Os botões “back” e “start” ficaram junto ao Painel Xbox, no centro do controle

Sua fabricação também foi com material de melhor qualidade. Os analógicos e os gatilhos L e R ficaram mais resistentes ao uso. No entanto, alguns problemas causaram certa dor de cabeça aos jogadores: frequentemente alguns controles ficavam com mau contato na ligação da tampa das pilhas que alimentavam o controle.

traseiraxbox360

Parte traseira do controle do Xbox 360

tampapilhasbranca

O suporte de pilhas (na foto, a versão do controle branco do Xbox 360) causou certos problemas aos jogadores

No Xbox One a Microsoft apostou em pequenas modificações. É o menor dos três controles e o mais elegante de todos. O material plástico que envolve sua fabricação é fosco e mais sólido do que os demais. Houve mudança na nomenclatura dos botões “start” e “back”, que foram trocados por “Menu” e “View”, embora suas funcionalidades sejam as mesmas. O botão “Painel Xbox”, ao centro do controle, também sofreu mudanças pequenas, não mostrando mais o indicativo de qual dos jogadores conectados ao console ele é controlado.

closexboxone

Controle do Xbox One

O direcional do controle foi levemente modificado, ficando melhor para jogos de luta e corrida. Os analógicos receberam pequenas bordas que lhe conferem mais durabilidade. No entanto, um pouco menores, são levemente mais difíceis de serem manejados em jogos de tiro.

O problema de mau contato com as pilhas do controle do Xbox 360 foi resolvido, ficando mais seguro quanto a defeitos desta natureza.

traseiraxboxone

A tampa traseira de pilhas (aonde se lê Xbox) do controle foi aprimorada

Em termos de conforto para jogar, o controle que melhor se adapta dentre os três é o de Xbox 360. A Microsoft prepara o lançamento de uma versão especial do controle de Xbox One, com tecnologia arrojada e preparado para gamers exigentes. Esperemos para estabelecer uma comparação.

Veja abaixo fotos comparativas entre os controles de Xbox

controlesxbox2

Em ordem de consoles de origem, de cima para baixo: Xbox, Xbox 360 e Xbox One

controlesxbox

Em ordem de consoles de origem, da esquerda para direita: Xbox, Xbox 360 e Xbox One

xbox1exbox360

Controle do primeiro Xbox ao lado do controle do Xbox 360

xbox1exboxone

Controle do primeiro Xbox ao lado do controle do Xbox One

xbox360exboxone

Controle do Xbox 360 ao lado do controle do Xbox One

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Dez anos do Xbox 360 | PERSPECTIVA ONLINE - 21 de novembro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor #workinprogress #watercolor #wip #art #arts

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,509 visitas
%d blogueiros gostam disto: