Mundo

Jeremy Corbyn: “A filosofia de Karl Marx é fascinante”.

File:Jeremy Corbyn.jpg

Jeremy Corbyn, 66 anos, é o favorito para vencer as eleições à presidência do Partido Trabalhista britânico.  Segundo as pesquisas, ele está quinze pontos percentuais à frente do seu competidor mais próximo, Andrew Burnham.

Corbyn chama a atenção pelo discurso radical, algo bastante raro no trabalhismo pós-Tony Blair:  é a favor da estatização das ferrovias e de todos os meios de transporte públicos; defende o aumento de impostos para ricos e a sua redução para os pobres; e apoia a semi-estatização dos serviços de água e energia, visando uma estatização completa no futuro. É também um republicano convicto: defende que a Grã-Bretanha transforme-se numa república federal e que a Câmara dos Lordes seja extinta – embora considere estas últimas demandas menos relevantes para o momento; segundo ele, “é algo para o futuro”.

Além destas ideias, Corbyn tem um respeito especial pelo pensamento de Karl Marx, algo bem pouco frequente no mainstream trabalhista. Para ele, “Marx analisou o que estava acontecendo em sua época de uma maneira brilhante. A filosofia em torno dele é absolutamente fascinante. Ela se aplica hoje? Bem, a filosofia sempre se aplica, em qualquer época”. E admitiu uma certa simpatia pela interpretação marxista da história: Acho que a maneira como Marx explica a transição da história e a análise de como você vai do feudalismo ao capitalismo e depois para um estágio diferente é fascinante”. Este estágio diferente chama-se comunismo. Há, portanto, bons motivos para crer que Corbyn seja mesmo um marxista.

Parte dos trabalhistas está preocupada com a ascensão de Corbyn. Andrew Burnham, seu adversário, já disse que sua vitória pode transformar o Labour, como é conhecido na Grã-Bretanha,  em um partido de “protestos inúteis”. Enquanto isso, ele segue liderando as pesquisas. Resta saber se a sua candidatura resistirá aos ataques dos opositores e à tendência conservadora do eleitorado britânico, que não costuma tolerar simpatizantes de Karl Marx na política.

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: “Karl Marx está na moda” | PERSPECTIVA ONLINE - 28 de setembro de 2015

  2. Pingback: Karl Marx chega às telas | PERSPECTIVA ONLINE - 26 de dezembro de 2016

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

Curta o Perspectiva no Facebook

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

8 anos se passaram desde que essa coisinha foi resgatada ❤ #blackcat Feliz aniversário. Eu amo amo amo (10000x) você. 💙 Fonte: Book felino 2017. #cats Feliz aniversário para o meu parceiro nos esportes. Te amo, pai. 💙  #newyeareve #newyear2017 De volta pra casa #borges #jorgeluisborges

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,210,293 visitas
%d blogueiros gostam disto: