Anúncios
Cinema, Geral

Guerra das TVs por assinatura contra Netflix é guerra contra o consumidor

Leia também:

Análise: MARVEL: Agents of S.H.I.E.L.D., “spinoff” de Os Vingadores

Análise: “Master of None”, série original da Netflix

Análise: Jessica Jones, mais uma produção entre Marvel e Netflix

SUBURRA – Série italiana original do netlix

Análise: O Demolidor, mais uma produção entre Marvel e Netflix


Com o crescimento assombroso da Netflix, as grandes empresas de TVs por assinatura vêm apresentando quedas no seu número de assinantes. A rede americana, alicerçada pelo sucesso de séries de produção própria como House of Cards, Orange is The New Black, Daredevil, Sense 8 e Hemlock Grove cresceu no mercado brasileiro e vem apresentando resultados superiores aos de grandes emissoras de TV aberta e é o pesadelo dos empresários do setor televisivo pago. Afinal, qual a receita da Netflix?

Em frente de discussão proposta pelas TVs por assinatura, os executivos afirmam que a Netflix não é tributada de maneira isonômica em relação à televisão paga. O aplicativo é enquadrado de forma diferente, por sua natureza, do que a TV paga. Ou seja: reclamam os  executivos da rede de TV por assinatura, de arcarem com tributos maiores e mais numerosos do que o aplicativo americano, sendo esta a razão de seus preços em muito superiores ao serviço de streaming. Mas será só isso mesmo?

É até natural: a Netflix oferece milhares de filmes, séries, shows e documentários por um valor baixo de mensalidade enquanto empresas como NET e Sky oferecem pacotes caríssimos, com atendimentos horrorosos e, quase sempre, informações desencontradas a respeito dos serviços que estão sendo adquiridos. A prática de venda casada é outra tônica em diversos planos oferecidos pelas operadoras de TV: o assinante que deseja optar por apenas um tipo de segmento de canais é obrigado a contratar dezenas de outros, sob a justificativa de ser impossível alterar os “combos” oferecidos. Não é só o preço que assusta o consumidor. O serviço oferecido pelas assinaturas de TV que está distante de um bom custo/benefício.

Acostumadas ao império da incompetência e beneficiadas pela inexistência de concorrentes (ou falsos concorrentes), as redes de TVs por assinatura abrem guerra contra a Netflix no desespero de verem suas fórmulas (péssimos serviços + atendimentos tenebrosos + altos preços) ruirem com a chegada de um concorrente que oferece um serviço diferenciado, de alta qualidade com um preço justo. Na Netflix, todas as programações são reproduzidas com alto padrão de imagem. As TVs por assinatura oferecem um serviço “HD com asterisco”: o número de canais exibidos com péssima resolução é grande e se torna ainda maior quando contratado o famigerado “pay-per-view” do futebol, em que as operadoras decidem se o jogo do seu time será, ou não, transmitido em alta resolução no serviço HD contratado.

Verifica-se, portanto, que um melhor serviço prestado por um preço razoável é a receita de sucesso da Netflix. Para as TVs por assinatura, não é assim. É mais cômodo aos grandes grupos lutarem politicamente para vencerem a concorrência do que adaptarem-se e oferecerem serviços mais atraentes e com preços mais competitivos. O crescimento de serviços como Netflix refletem os anseios de consumidores historicamente maltratados no Brasil.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Guerra das TVs por assinatura contra Netflix é guerra contra o consumidor

  1. Pois é, a guerra começou e parece que não tem data pra terminar, só vai ficar mais acirrada.

    Eu aposto no Netflix.

    O tema tá mais em pauta que nunca. Vários artigos espalhados pela net sobre isso!

    https://fodapracaralho.wordpress.com/2016/01/18/a-guerra-esta-declarada-o-netflix-se-sagrara-vencedor/

    Curtir

    Publicado por danielnerd | 19 de janeiro de 2016, 12:51

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#watercolor #art #draw Brothers 💙 Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,313,190 visitas
%d blogueiros gostam disto: