Anúncios
Mundo

Varoufakis e as aporias do mundo de hoje

2015-02-11_bus_6893562_I2“Nada nos humaniza tanto como a aporia, esse estado de intensa perplexidade em que nos encontramos quando nossas certezas se despedaçam; quando, de repente, caímos em um impasse, sem poder explicar o que vêem nossos olhos, o que tocam nossos dedos, o que ouvem nossos ouvidos”

Assim o economista grego Yanis Varoufakis deu início a “O Minotauro Global”, seu impactante livro sobre a crise econômica pós-2008. Na altura, o mundo encontrava-se, sem dúvida, diante de uma situação sem saída, onde certezas duramente instituídas nos anos anteriores desmoronavam ante uma nova realidade. Varoufakis, com este livro e mais um punhado de outros artigos, foi um dos mais autorizados analistas daquele momento em toda a Europa.

Hoje, depois de ter assumido o ministério da Fazenda de seu país, após a eleição da coalizão de esquerda Syriza em janeiro deste ano, e deixado o mesmo há pouco mais de um mês, em meio às negociações com a UE, ele parece ter se encontrado em situação semelhante. Disse que esperava ajuda na condução das negociações – de seu partido, de seus colegas acadêmicos, dos outros países que, como a Grécia, estão numa situação crítica. Recebeu oposição, parcial ou total, de todos eles. Acabou saindo do governo.

Hoje, seu objetivo é outro. Entende que o problema grego não terá solução sem uma mudança estrutural no continente inteiro. Os inimigos dos gregos – os grandes bancos, as grandes empresas transnacionais, os organismos reguladores, a UE, o FMI – são os mesmos que causaram a crise de 2008. Por isso, lançou a ideia de criar um novo partido, transnacional, com plataforma anti-austeridade.

O nome do partido, ao que tudo indica, será Aliança Europeia e contará com pesos-pesado da esquerda do continente, como o alemão Oskar Lafontaine, opositor radical de Angela Merkel e uma das mais populares figuras da política alemã. Juntam-se a ele, nessa primeira hora, os americanos Joseph Stiglitz e Paul Krugman, críticos de primeira hora das políticas de austeridade da UE para os países do sul do continente.

Varoufakis encontra-se, sem dúvida, numa situação de intensa perplexidade, de certezas despedaçadas e sem poder explicar o que está acontecendo. Está diante de uma aporia. E trabalha duro, dia e noite, para resolvê-la. 2015-02-11_bus_6893562_I2

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Greta é fã de "...E o vento levou" #gonewiththewind #cats #art 💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,305,489 visitas
%d blogueiros gostam disto: