Anúncios
Mundo

Um herói da civilização: Khaled al-Assad

Ontem, debaixo do sol abrasador da planície síria, em frente a dezenas de cativos, os terroristas do Estado Islâmico decapitaram Khaled Al-Assad.

O leitor não saberá quem é. Por isso, decerto estranha o título bombástico que dá início a este texto e afronta algumas normas do bom gosto literário. Pedimos escusas a elas e ao leitor que as cultua: não encontramos outra maneira para lembrar deste homem.

Al-Assad era arquéologo e responsável pela preservação dos museus da cidade de Palmira, na Síria, onde nasceu há 81 anos. Exercia o cargo há mais de cinco décadas; neste período, trabalhou na restauração e conservação de inúmeros monumentos e edifícios milenares, além de ter ajudado na descoberta de muitos outros, soterrados pela areia e pelas pedras do deserto sírio.

Palmira fica na província síria de Homs, sítio acossada por ataques do Estado Islâmico desde há meses. É um dos agrupamentos humanos mais antigos da Síria – e isto não significa pouco para um país como aquele. Tem monumentos e prédios caldeus, gregos, romanos, bizantinos e de várias conquistas islâmicas, que guardam entre si um ponto em comum: são todos intoleráveis para a fúria iconoclasta dos fanáticos do EI. Eles encontraram – e destruíram – prédios, muros, estátuas à vista. Mas sabiam que, nos subterrâneos da cidade, em câmaras escondidas nos museus e em casas, havia mais, muito mais. Só um homem sabia onde ficavam, e este homem era Al-Assad.

Assad foi preso e interrogado durante um mês. Perguntaram-lhe onde estavam escondidos os monumentos; Assad não respondeu. Vieram os espancamentos, os choques elétricos, os afogamentos. Nada. Veio, por fim, a lâmina. Mas não veio a informação.

Assad defendeu os tesouros de Palmira com a própria vida.

Yeats dizia que, nos dias que antecederão o fim dos tempos, os melhores perderão toda a convicção, enquanto os piores estarão cheios de fúria apaixonada. Graças a homens como Assad podemos crer que estes dias ainda não chegaram: ainda há muitos entre os melhores plenamente convictos do que estão fazendo.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,395 visitas
%d blogueiros gostam disto: