Anúncios
Geral

O pior dos aumentos

O aumento na conta de energia elétrica é o mais covarde dos aumentos. Quem pode deixar de consumir energia elétrica? Pior: TUDO é afetado pelo aumento da energia elétrica. Aumentar a tributação no consumo de energia é o mesmo que inflacionar todos os preços do mercado. Todos os estabelecimentos necessitam de eletricidade e repassam o aumento aos consumidores. É diferente de majorar os tributos de produtos específicos. Do consumo de energia elétrica ninguém escapa.

No ano de 2015 o Governo Federal no famoso “pacote de maldades” premiou o Rio Grande do Sul com alguns dos maiores aumentos de energia elétrica do país. Os moradores da região cuja concessão de energia cabe a AES SUL passaram a pagar cerca de 60% a mais neste ano do que no ano passado. Ou seja: se sua conta de luz era de 100 reais, passou a pagar 160 reais. Se era 200 reais, passou a pagar 320 reais. E assim sucessivamente: multiplique por 1,6 o valor de sua conta média do ano passado e veja o tamanho do impacto no seu bolso neste ano.

A perda de poder de compra, queda nas vendas e aumento dos preços é percebida por todo o mercado. Mas pode piorar. O Estado do Rio Grande do Sul, no desespero da falência financeira, pretende fazer aprovar na Assembléia Legislativo um “pacote” de aumentos fiscais do ICMS que incluem, dentre outros, aumento da alíquota básica em combustíveis, telecomunicações, TV por assinatura e….energia elétrica. Parece surreal, mas não é. Com os aumentos propostos por Sartori a conta de luz do gaúcho deve encarecer em mais 7% além dos aumentos já ocorridos durante o ano.

A ânsia do Estado pela arrecadação pode ocasionar um efeito indesejável e que já se mostra nas notícias. Quase todos os setores da economia apresentam retração e queda no consumo. Com os aumentos previstos para o ICMS. a perda de competitividade do mercado gaúcho parece um caminho sem volta. Quem pagará os erros de administradores a nível Estadual e Federal é a sociedade. O Rio Grande do Sul segue patinando.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Mais um: aumento na conta de energia é previsto no Brasil | PERSPECTIVA ONLINE - 16 de outubro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats O nome é Yassmine, o sobrenome é...

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,288,163 visitas
%d blogueiros gostam disto: