Anúncios
Esportes, Geral

As ridículas separações de torcida no Brasil

É vergonhosa a forma como as autoridades de segurança organizam o espetáculo do futebol no país. Em cidades como Porto Alegre, a Brigada Militar não assegura sequer a organização de dois grandes eventos em mesmo dia, ainda que em horários diferentes. Mas a crítica que quero fazer é mais simples: a maneira com que ocorrem as separações de torcida nos estádios brasileiros precisa ser alterada e aprimorada.

Em grandes partidas realizadas em diversos estádios brasileiros, o que se vê são gigantescos espaços em branco sem presença da torcida, razão maior do espetáculo do futebol. Estádios construídos para grandes públicos muitas vezes sacrificam grande percentual de sua capacidade em nome de algo que poderia ser melhor operado pela segurança pública. O prejuízo pela incapacidade em fornecer segurança aos torcedores é gigantesco, e, ainda assim, persistem notícias de brigas nas arquibancadas. Não estarão sendo tomadas as medidas erradas?

Nos grandes espetáculos mundo afora, as separações de torcida são menos vultuosas e a fiscalização e punição de torcedores “encrenqueiros” é maior. O Brasil ainda engatinha nesse aspecto. Há pouco tempo atrás foi notícia um torcedor que precisava se apresentar à delegacia em horário de jogo do Grêmio e se ausentou, apresentando a seguinte justificativa: “Fui passar o final de semana em Imbé (praia do Rio Grande do Sul)”. É difícil levar a sério uma fiscalização dessas.

Delimitar espaços quilométricos de separação de torcedores não é a solução. Prejudica o espetáculo, os cofres dos clubes, o ingresso de mais torcedores e serve de medida paliativa que nada interfere no acesso dos torcedores brigões. Fiscalizar de verdade e punir envolvidos é mais efetivo.

Separação de torcida no jogo Ceará x São Paulo - Fonte: vídeo do Twitter de Mauro Cezar Pereira

Separação de torcida no jogo Ceará x São Paulo – Fonte: vídeo do Twitter de Mauro Cezar Pereira

622_28ae1f10-a023-3b12-ad31-8daa3bb6a991

Maracanã cheio com espaço vazio imenso na torcida visitante: separação desproporcional ao tamanho do espetáculo

cruzeirorivero

Torcida do River Plate no Mineirão: argentinos usaram da criatividade e colocaram inúmeros “trapos” no gigantesco espaço vazio destinado.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,827 visitas
%d blogueiros gostam disto: