Anúncios
Mundo

Donald Trump e a piada que perdeu a graça

A candidatura Donald Trump não foi inicialmente levada a sério pela maioria dos analistas americanos. Poucos dedicaram tempo a apontar suas falhas e omissões mais do que evidentes, suas análises dignas de postagem de Facebook e sua postura bonachona e autoconfiante que tanto agrada as massas americanas. Acharam que era perda de tempo. Que ele seria um alívio cômico nessas eleições que prometem ser duríssimas, um típico personagem engraçadão das comédias americanas que quebra o gelo nos momentos mais tensos da trama.

Pois bem, chegou o momento de encarar os fatos: Trump já é uma realidade. Lidera as prévias do Partido Republicano e, numa eventual eleição, tem chances de ganhar a Presidência dos EUA. É o que a pesquisa mais recente diz, colocando-o seis pontos à frente de Hillary Clinton, provável candidata dos democratas. Trump já não é, portanto, um mero alívio cômico. Está virando algo sério. E aí reside o problema.

O Partido Republicano, como se sabe, costuma reunir a parte mais conservadora do eleitorado americano. É uma faixa que acredita em valores religiosos (sobretudo protestantes de inspiração calvinista), economia livre, pouca intervenção do Estado, livre-iniciativa dos cidadãos: o conservadorismo americano típico, em suma. Os políticos republicanos costumam ser assim. Mas não costumam ser xenófobos, racistas ou nacionalistas além de certos limites , ao menos não os integrantes do mainstream do partido. Eles sabem que os EUA de hoje são, antes de tudo, uma nação multicultural, e não uma sociedade white only.

Donald Trump parece que não está muito a par disso. Suas declarações mais notórias costumam ser tiroteios verbais contra imigrantes, mulheres e minorias de todo tipo; de seus projetos de governo, o máximo que se depreende é um vago desejo de “fazer a América voltar a ser grande”. Quando ele era um nome a mais na nominata republicana, as pessoas apenas riam ou lamentavam. Hoje elas temem – e não sem razão.

Senão, vejamos. Em um comício de Trump em Mobile, Alabama – onde mais? – podia-se ouvir os gritos de “white power” de alguns saudosos da KKK, que finalmente encontraram um candidato que lhes representasse de algum modo. Na semana passada, dois rapazes de Boston espancaram um mendigo mexicano e foram presos. À polícia disseram: “Donald Trump tinha razão, todos esses ilegais têm de ser deportados”.

Perguntado sobre a natureza destes ataques, Trump deu a chocante resposta: “Eu digo que as pessoas que me seguem são muito passionais. Elas amam este país e querem que este país volte a ser grande. Eles são apaixonadas!”. Horas depois, provavelmente alertado por algum assessor desesperado, ele se desculpou no Twitter e condenou o ataque.

A mídia, que o ignorou, agora começa a prestar atenção nele. O colunista Barret Pitner, do Daily Beast, publicou um artigo aterrorizado com estes recentes fatos da campanha de Trump. “A piada acabou”, diz ele. “Trump deixou de ser engraçado”. Talvez seja o momento para ele e outros jornalistas da área política pararem para pensar no quanto a condescedência deles fez o empresário crescer na campanha. A piada já não tem graça, é certo. Mas só teve um dia porque gente como Pitner limitou-se a rir dela.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Trump está na frente | PERSPECTIVA ONLINE - 25 de julho de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio Work in progress #draw #art #gremio #wip

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,157 visitas
%d blogueiros gostam disto: