Anúncios
Esportes

Grêmio precisa acertar o descompasso entre capacidade do estádio e conceito atual de lotação

Munido de um equipamento de primeira linha e ainda sem o know-how de como usá-lo, o Grêmio sub-aproveita o verdadeiro potencial de seu estádio. Projetada para ser um estádio multi-uso durante os 365 dias do ano e com capacidade prevista para 60 mil torcedores, a Arena prometia ser um divisor de águas na história do clube. Desacertos administrativos e rinhas internas de dirigentes acabaram por minar os primeiros anos do estádio. O projeto, no entanto, teve acertos maravilhosos.

Os últimos anos do Olímpico revelavam um estádio menor do que o tamanho da torcida do Grêmio representava. Grandes jogos do Velho Casarão recebiam públicos entre 40 mil e 45 mil apertadas e desconfortáveis pessoas nas arquibancadas do estádio. O projeto da Arena, buscando melhorar o presente e com visão de futuro, fez do clube mandante de um palco para 60.540 pessoas, confortavelmente estabelecidas. Problemas incompreensiveis logo na primeira partida oficial, contra a LDU, obrigaram a reduzir a lotação da Arquibancada Norte – local aonde fica a Geral do Grêmio – de 10 mil lugares para pouco mais de 5 mil. Hoje, a capacidade liberada da Arena do Grêmio é de 55 mil pessoas.

É visível que o setor da Arquibancada Norte tem espaço para receber mais torcedores. É preciso que haja uma cooperação entre os órgãos de segurança competentes e o clube para rever esta situação. No entanto, o tamanho do estádio ainda contempla um número muito maior do que os públicos planejados pela direção do Grêmio, jogo após jogo. Há um descompasso entre a capacidade do estádio e as previsões de seus dirigentes. A projeção de casa cheia do Grêmio costuma ser de contar com público de 40 mil pessoas. Ora, 40 mil pessoas representa uma lotação de 72% da capacidade atual do estádio. A Arena pode mais.

Corrigir a disfunção de capacidade do estádio e públicos nos grandes jogos é uma tarefa importante que só tem a trazer benefícios ao Grêmio. O maior público da história do estádio em jogos do Grêmio é de 47.244 pessoas, na partida contra o San Lorenzo, pela Copa Libertadores de 2014, ocasião em que o Grêmio anunciou ingressos esgotados. Como comparação, o jogo Brasil x França, em 2013, com as mesmas restrições de público da Arquibancada Norte e locais para tribuna de imprensa mundial reduzindo capacidade das Cadeiras Gramado, recebeu 51.919 pessoas. Reduzir a capacidade de arrecadação do estádio é prejudicar o torcedor, que deseja comparecer e não consegue ingresso, e as finanças do clube, que deixa de ganhar com maior número de torcedores.

Os maiores públicos da história da Arena (atualizado até 01/09/2015):

MAIORPUBLIC

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “Grêmio precisa acertar o descompasso entre capacidade do estádio e conceito atual de lotação

  1. A vaidade dos dirigentes prejudicando o clube. Não consigo entender isso.

    Curtir

    Publicado por Camisa do Grêmio | 2 de setembro de 2015, 19:28
  2. “rinhas internas de dirigentes”

    Nada mais gaudério e boçal do que isso.

    É a mentalidade do caranguejo no balde: quando tem um que está conseguindo sair, outros o puxam pra baixo.

    Ciumeira atrás de ciumeira. Tudo porque o fracasso próprio é mais bem aceito do que o sucesso alheio.

    E ainda há hordas de que vão se pilchar até o dia 20 para arrotar nossa imbecilidade. Com a cumplicidade intencional de uma mídia cujo principal grupo é suspeito de crimes contra a Receita (ah, se a Zelotes fosse tão diligente quanto a Lava-Jato).

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 3 de setembro de 2015, 10:46

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Capacidade da arquibancada da Arena do Grêmio precisa ser rediscutida | PERSPECTIVA ONLINE - 28 de outubro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

😊😊 Essa aquarela foi finalizada neste final de semana, mas sempre acho interessante lembrar dos momentos em que a tinta estava secando :) #watercolor #aquarela #gaucho #arts #art 💙💙💙 #sunset #nofilter #TBT 💙 Finalizado #arts #art # #watercolor

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,268,803 visitas
%d blogueiros gostam disto: