Anúncios
Mundo

Rússia resolve combater o Estado Islâmico – e os EUA se opõem

06_putin_assad3_r_w

A Rússia anunciou recentemente que irá prestar auxílio ao presidente sírio Bashar Al-Assad na sua luta contra os terroristas do Estado Islâmico.

Seria, em princípio, uma atitude para qualquer um apoiar. Os resultados das ações dos terroristas na Síria e no Levante árabe são bem conhecidos de todos: destruição de cidades inteiras com milênios de existência e a maior crise de refugiados desde o fim da Segunda Guerra. A foto do bebê morto ao chegar à praia turca percorreu o mundo, e alertou até o mais desinteressado por temas internacionais sobre a gravidade da situação.

No entanto, a atitude russa não gerou apoio, e sim de preocupação. E os maiores preocupados não são aos terroristas do EI – estes, pelo que parece, têm medo de muito pouca coisa – mas justamente um de seus potenciais alvos: os EUA.

O problema está no apoio russo a Assad, um ditador secular tradicionalmente inimigo dos americanos na região. Os EUA consideram Assad parte do problema e apoiam os grupos rebeldes que querem tirá-lo do poder. A questão é que estes grupos pouco podem fazer além de enfraquecer a posição do ditador sírio frente ao EI, uma entidade muito mais forte e poderosa do que eles jamais serão. Na prática, o apoio americano acaba sendo um apoio ao EI.

Enquanto um lado quer, antes de tudo, acabar com Assad, o outro quer, antes de tudo, acabar com o EI: eis o resumo das ações americanas e russas na região.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats O nome é Yassmine, o sobrenome é...

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,288,163 visitas
%d blogueiros gostam disto: