Anúncios
Esportes

A época dos super artilheiros?

wayne_rooney_inglaterra_suica

Rooney comemora: com o gol marcado, “Shrek” superou Bobby Charlton

A cada ano uma grande Seleção vem registrando mudança no posto máximo de goleador de seu país. Jogadores históricos e atletas que serviram de referência desde sempre estão sendo superados inclusive por jogadores que hoje, ainda que estabelecidos e afirmados, não são unanimidades absolutas quando se discute futebol.

A partida entre Inglaterra e Suíça registrou a quebra de um recorde que durava décadas na seleção britânica. Com o gol marcado de pênalti, Wayne Rooney ultrapassou a marca de 49 gols de Bobby Charlton, lendário artilheiro inglês que marcou época entre 1958 e 1970, campeão mundial em 1966. Dos 50 gols de Wayne Rooney, apenas 1 foi marcado em uma Copa do Mundo, em mais de 10 partidas disputadas.

Acontece no English Team e também em outras esquadras nacionais. No Uruguai, Luís Suárez detém aos 27 anos o recorde de gols de sua seleção – que recém havia sido quebrado por Diego Forlán. Na Holanda, Robin van Persie superou há alguns anos o número de gols de seus compatriotas. Na Argentina, Lionel Messi está a apenas 6 gols do histórico Gabriel Batistuta. Em Portugal, Cristiano Ronaldo superou Eusébio antes dos 30 anos. No Brasil de inúmeros goleadores, Neymar se aproxima aos 23 anos de ninguém menos do que Romário, o terceiro maior na lista encabeçada por Pelé e Ronaldo. Na Alemanha de Gerd Müller, Miroslav Klose é o recordista máximo. Quando superou Müller, Klose afirmou: “É uma piada me comparar a Gerd Müller”. A média de gols por partida disputada dos antigos artilheiros costuma ser maior que a dos atuais.

Ou vivemos em uma época aparentemente inacreditável de artilheiros históricos, ou as Seleções de antigamente disputavam mais partidas difíceis e acirradas. São as únicas explicações plausíveis para justificar um período em que recordes de grande época e de jogadores cultuados estejam sendo deixados para trás com naturalidade – alguns, inclusive, com idades para estabelecer marcas muito superiores. No caso de Rooney e Charlton, o atual recordista marcou muito mais gols em Seleções de nível inferior do que o lendário centroavante inglês – 5 dos 50 gols do Shrek, por exemplo, foram em partidas contra a Seleção de San Marino, tradicional saco de pancadas europeu. Talvez a comparação entre número de gols marcados já não seja a mais justa para estabelecermos uma real comparação entre os artilheiros mais importantes da história das Seleções Nacionais de futebol.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

💙 Um processo (MUITO) demorado #oilpaint #art #arts #draw Antes e depois de pintar. #watercolor #art 💙💙💙 #cats O nome é Yassmine, o sobrenome é...

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,288,163 visitas
%d blogueiros gostam disto: