Anúncios
Sem categoria

Os Farrapos- mensagem de força e coragem

11020129186_1a6b812f8e

“Carga da cavalaria farroupilha”, de Guido Mondin

Eventuais equívocos de governantes, crises econômicas  e dificuldades de momento não devem ser motivo para que deixemos a tão importante data do 20 de setembro passar sem registro.

O orgulho farroupilha integra nossa cultura: nossas personalidades foram formadas, em grande parte, a partir desse referencial histórico que converteu os Farrapos em figuras quase míticas.

Sob esse prisma,  e por mais difícil que sejam os momentos pelos quais passamos atualmente, a lembrança da força e coragem dos Farrapos  deverá servir de estímulo para que não esmoreçamos.

Em homenagem ao 20 de setembro deixamos aqui  o poema ” Os Farrapos”,de Múcio Teixeira, poeta riograndense do século XIX.

Montados  em pingos fogosos, ligeiros,
Outrora os Farrapos aqui pelejavam ;
 Mais bravos, mais fortes que os rijos pampeiros,
Sem soldo e sem farda, valentes lutavam,
Montados em pingos fogosos, ligeiros.

De Bento Gonçalves aos sérios conselhos,
Puseram em pratica ideias de um Dante !
Com facas de ponta, trabucos e relhos,
Os régios soldados tocavam por diante,
De Bento Gonçalves aos sérios conselhos.

Lutaram dez anos! .. . Sedentos, com fome,
Descalços, despidos, por longe dos lares ;
Sem beijos de amante, sem glória, sem nome,
Expostos ao tempo por ínvios lugares,
Lutaram dez anos, sedentos, com fome! .. .

Qual fera que morre no fundo de um ermo,
Sem prantos, sem rezas, sem cova, sem nada,
De tantas façanhas heróicas ao termo,
Nem tu,Cruz do Cristo, lhes deste pousada… 
Qual fera que morre no fundo de um ermo !

Assim como Ovidio chorava—exilado,
Ó fortes Gaúchos, valentes, e guapos !
Sozinho vagueio, no Pampa isolado,
Chorando o destino dos bravos Farrapos,
Assim como Ovidio chorava—exilado !

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “Os Farrapos- mensagem de força e coragem

  1. Menos, bem menos…

    Não dá para ter orgulho de um combo machista, racista, mal-educado e ignorante.

    De um povo que se acha politizado, mas vai na onda de qualquer merda que a RBS publique. E que elege um sujeito absolutamente despreparado para o cargo mais importante do Estado.

    De um povo que de fato gera algumas das mulheres mais belas do mundo, mas que é incapaz de respeitá-las ou de vê-las além do prisma sexual.

    De um povo que se acha hospitaleiro, mas ataca negros com o racismo mais vil e escroto possível. E que se sente ultrajado pela simples menção histórica de um evento como a Batalha dos Porongos.

    De um povo que se acha desenvolvido, mas que avacalha toda e qualquer iniciativa de progresso por pura ciumeira.

    Curto o blog pra cacete (embora comente pouco), mas essas odes não dá pra deixar passar.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 21 de setembro de 2015, 09:44
    • Olá, Diogo.

      Teu comentário basicamente aplica uma opinião pessoal (no caso, a tua), e a coloca com status de fato incontestável.

      Tomando o caminho que escolheste – definir o povo gaúcho como “machista, racista, mal-educado e ignorante” – creio que é uma opinião (porque é isso que é) bastante discutível. Quais são os elementos para crermos que isso é verdade? A comparação com outros povos? Seria o gaúcho mais racista, machista, mal educado ou ignorante do que outras regiões do país ou do mundo? Saindo um pouco da caricatura do gaúcho machão e rude, que é apenas isso, caricatura, não vejo elemento algum que corrobore isso.

      Da mesma forma, o povo gaúcho já escolheu vários governadores. Escolheu este que está aí, assim como escolheu o seu antecessor. Governadores de partidos distintos, o que – na nossa opinião – impede que sirva de embasamento para uma análise superficial sobre a forma e as razões pelas quais o gaúcho escolhe os seus governantes.

      O mesmo se pode dizer com “o povo que ataca negros”. Não lembro de qualquer ataque coletivo a negros dentro do Rio Grande do Sul. Casos ESPORÁDICOS onde idiotas agridem pessoas podem ter ocorrido, como ocorrem em todas as partes do mundo, infelizmente.

      Não se discute, aqui, o teu direito a externar esta opinião. Contudo, deixemos claro que é disso que estamos falando: da tua opinião. A tua, e unicamente tua, opinião, de caráter pessoal, com base na tua análise. Opinião que – me permita colocar – por vezes se mostra incoerente, como quando destaca apenas as mulheres belas, ao mesmo tempo em que criticas aqueles que tratam as mulheres como objetos puramente sexuais.

      Digamos de outra forma: não se trata a tua opinião da manifestação de um porta voz da verdade universal e indiscutível, apto a demandar um “menos, bem menos” da autora da postagem, a qual, igualmente, cabe destacar, é também detentora do direito à opinião.

      De qualquer sorte, o post atacado sequer tratava de minha opinião. Trata, sim, da contextualização de um fato histórico, tão relembrado nos dias de hoje, que assume um caráter simbólico, mítico, como muitos fatos históricos ao redor do mundo acabam, em razão da sua importância, exercendo função semelhante. Isso ocorre em todas as culturas.Esse é o papel do mito: servir de referência. Apenas para lembrar um exemplo próximo geograficamente: quando os argentinos celebram a tentativa de retomada das Malvinas deixam de lado o fato de que o mentor de tal iniciativa foi um ditador sanguinário. O que importa para ser relembrado é a essência do que aquele povo acredita.A celebração do 20 de Setembro cumpre o mesmo papel.Negar o poder do mito local é reduzir o povo a mero admirador de mitos externos.

      Agora, se tens ou não orgulho desta história, é outro tema. Só não considero que seja um procedimento correto colocar rótulos- esses sim, discriminatórios e preconceituosos – em toda uma comunidade e tratar isso como verdade universal e que lhe autorize a demandar um “menos, bem menos” daqueles que são contrários a essa opinião .

      O RGS vive momentos difíceis e certamente não será adotando um discurso generalizador, reducionista e simplista onde eventuais defeitos e problemas são hiper dimensionados e todas qualidades ignoradas que ajudaremos nosso povo a superá-los, e tampouco a combater alguns dos problemas que apontaste.
      De qualquer forma agradeço tua manifestação e a estima demonstrada pelo trabalho que aqui desenvolvemos. O Perspectiva é justamente isso:um espaço onde convivem e dialogam diversas opiniões e visões de mundo.

      Um abraço

      Madame LiLi

      Curtir

      Publicado por Madame Li Li | 21 de setembro de 2015, 10:33
  2. Admito que exagerei na reação. Nem vou justificar ou sequer explicar o exagero – vai ficar pior do que aqueles desmentidos ridículos lidos por assessorias de imprensa.

    Era isso.

    Curtir

    Publicado por Diogo Terra | 21 de setembro de 2015, 11:15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

http://www.rainhadasnoivas.com.br/

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

Eu e a minha amiga querida @bgraziuso , felizes hoje, logo após participarmos de mesa redonda junto à turma da graduação em Direito da Unisinos, em uma manhã muito enriquecedora e divertida! Obrigada ao prof. @mcatalan1973 pela imensa oportunidade! (Obs. Faltou a Carla Froener, que também participou do evento - e falou muito bem - na foto!) #cansada #runners 🏃 Fê, hoje é o teu dia (eu sei que tu adora comemorar o teu aniversário!). Sigo a nossa tradição, que se mantém desde o início dessa amizade tão valiosa, te desejando, do fundo do meu coração, toda a felicidade do mundo! Sou muito feliz por ser amiga de alguém tão inspiradora, sensível e especial! Feliz aniversário, com muito amor ❤❤❤ (corações vermelhos em respeito ao teu dia!) Obs. Olha as fotos que eu achei hahaha ❤❤ @fernandatrama_ ⭕⚪⚫👍#arts #gremio Quase #arts #gremio

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,254,823 visitas
%d blogueiros gostam disto: