- A aurora boreal é um dos mais mágicos fenômenos naturais produzidos pela natureza. O show de cores – que vai do vermelho, passando pelo azul, pelo amarelo, pelo rosa e pelo verde – cria imagens quase psicodélicas, dignas do filme “Fantasia”, da Disney.

Aurora Boreal em cores verde e vermelha, na Noruega
- Para que a Aurora ocorra é necessário que haja que uma grande quantidade de elétrons provenientes dos ventos solares. Estes ventos interagem com elementos (átomos, íons) da atmosfera terrestre em uma grande velocidade. O resultado dessa interação é um grande choque entre as moléculas e , à medida que os elétrons regressam aos seus níveis de energia originais , eles emitem uma luz visível , com comprimento de onda distintos, responsáveis por criar as cores visíveis da Aurora.
- A Aurora se forma tanto no Hemisfério Norte – onde é denominada Aurora Boreal – quanto no Hemisfério Sul – chamada de Aurora Austral. Uma curiosidade sobre o nome “Aurora Boreal” : foi escolhido por Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora , responsável pelo amanhecer, e a Bóreas , deus grego responsável pelos ventos do norte.

Aurora Austral , vista na Nova Zelândia.

Aurora Boreal , vista no Alasca.
- Se já não bastasse a beleza do fenômeno natural em si, no norte da Noruega, foi filmado um grupo de baleias- jubarte nadando sob a luz da Aurora Boreal, dando a impressão de que os animais participavam de uma imensa rave produzida pela mãe natureza 😀
Discussão
Nenhum comentário ainda.