Anúncios
Geral

Mais um: aumento na conta de energia é previsto no Brasil

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tem mais uma preocupação com a crise financeira do país. Além de já terem recebido os maiores aumentos do valor da energia elétrica em 2015 – a média nas três regiões foi de 28,5%, ante 5% de média das regiões Norte e Nordeste – a disparada do dólar vai acarretar em um novo acréscimo na conta dos moradores da região. A hidrelétrica de Itaipu, grande geradora de energia da região, tem seu contrato cotado em dólar pelo caráter de sua binacionalidade. Quando foi estabelecido o reajuste de 2015 pelo Governo Federal (que no caso do Rio Grande do Sul chegou a 55%) a moeda americana custava R$ 2,80. Hoje, com o dólar próximo dos R$ 4, o governo pretende repassar novamente aos consumidores o aumento nos custos de produção. Só no acréscimo da variação cambial, os aumentos podem chegar a 9%.

Vale lembrar que o aumento da energia elétrica no início de 2015 teve como maior vilã a falta de chuvas no país, que exigiu o acionamento das termelétricas, produtoras de energia mais cara. Concomitante ao aumento, foi criada a figura da bandeira tarifária, mecanismo utilizado para cobrar energia elétrica mais cara em decorrência da mesma falta de chuvas.

No Rio Grande do Sul a situação ainda vai piorar. Com o aumento do ICMS, a energia elétrica vai aumentar mais 7%, além dos demais reajustes. Em determinadas regiões, com a soma de todos os reajustes, o aumento deve chegar próximo dos 75% na comparação com 2014. O aumento da energia elétrica é o pior dos aumentos. Impulsiona a inflação, aumenta os custos de todos os setores e reduz o poder de compra em todas as esferas.

Não há economia de energia elétrica que compense todos os reajustes feitos pelo Governo Federal em 2015. A conta de luz encarece e leva consigo o poder de compra dos brasileiros. O consumo de energia elétrica no país caiu quase 3% neste ano em comparação com o ano passado. A queda é comum em países em retração econômica. Sobreviver ao Brasil é o objetivo dos brasileiros.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Apoio

INSTAGRAM DA ARTISTA YASSMINE PITOL

#workinprogress #gremio Work in progress #oilpaint #gremio 🏆🏆🏆🎈🎈🎈🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇧🇼🇧🇼🇧🇼💙💙💙 💙 #Runners Sunny

Mais recentes

Estatísticas do blog

  • 2,337,506 visitas
%d blogueiros gostam disto: